Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53332
Compartilhe esta página
Título: | Experimentação mediada por um microcontrolador: proposta de sequência de ensino investigativa sobre circuitos elétricos. |
Autor(es): | SILVA, Emerson Soares da |
Palavras-chave: | Sequência de Ensino Investigativa; Ensino por Investigação; Momentos Didáticos Investigativos; Circuitos Elétricos; Experimentação Microcontrolada |
Data do documento: | 20-Out-2023 |
Citação: | SILVA, Emerson Soares da. Experimentação mediada por um Microcontrolador: proposta de sequência de ensino investigativa sobre circuitos elétricos. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre a temática Circuitos Elétricos, tendo um hardware como recurso tecnológico para a coleta de dados. Para tanto, discutimos, à luz dos pressupostos do Ensino por Investigação, quais os principais estudos da área ajudam na proposição de uma SEI. Nesse sentido, identificamos, por meio da análise de cocitação de autores, que Anna Maria Pessoa de Carvalho e Lúcia Helena Sasseron são as principais autoras brasileiras que pesquisam sobre essa abordagem didática. Utilizando o Ciclo Investigativo desenvolvido por Pedaste e seus colaboradores, a ferramenta de Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI), assim como as ideias dessas pesquisadoras, desenvolvemos uma ferramenta para auxiliar professores no planejamento de uma SEI. Como resultado, elaboramos uma SEI contendo três Momentos Didáticos Investigativos envolvendo conceitos da primeira lei de Ohm, para análise de componentes ôhmicos e não ôhmicos e análise de circuitos com resistores, push buttons e lâmpadas incandescentes. Essas atividades foram contextualizadas por meio de situações-problemas. O terceiro momento é reservado para a socialização dos resultados e a sistematização do conhecimento. Além disso, elaboramos um projeto de placa de circuito impresso, no qual utilizamos o microcontrolador presente no Arduino UNO. Apresentamos todas as informações técnicas para a fabricação dessa placa. Validamos esse projeto coletando dados de corrente e tensão elétrica e concluímos que esse dispositivo apresentou bons resultados, comparáveis às medidas feitas por um multímetro. Esperamos, com esse estudo, que os materiais produzidos sirvam para auxiliar professores da educação básica que desejam utilizar o Ensino por Investigação em suas aulas, assim como na implementação da Experimentação Microcontrolada. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53332 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Emerson Soares da Silva.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons