Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53332

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdés-
dc.contributor.authorSILVA, Emerson Soares da-
dc.date.accessioned2023-10-30T22:50:26Z-
dc.date.available2023-10-30T22:50:26Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.date.submitted2023-10-30-
dc.identifier.citationSILVA, Emerson Soares da. Experimentação mediada por um Microcontrolador: proposta de sequência de ensino investigativa sobre circuitos elétricos. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53332-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo desenvolver uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre a temática Circuitos Elétricos, tendo um hardware como recurso tecnológico para a coleta de dados. Para tanto, discutimos, à luz dos pressupostos do Ensino por Investigação, quais os principais estudos da área ajudam na proposição de uma SEI. Nesse sentido, identificamos, por meio da análise de cocitação de autores, que Anna Maria Pessoa de Carvalho e Lúcia Helena Sasseron são as principais autoras brasileiras que pesquisam sobre essa abordagem didática. Utilizando o Ciclo Investigativo desenvolvido por Pedaste e seus colaboradores, a ferramenta de Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI), assim como as ideias dessas pesquisadoras, desenvolvemos uma ferramenta para auxiliar professores no planejamento de uma SEI. Como resultado, elaboramos uma SEI contendo três Momentos Didáticos Investigativos envolvendo conceitos da primeira lei de Ohm, para análise de componentes ôhmicos e não ôhmicos e análise de circuitos com resistores, push buttons e lâmpadas incandescentes. Essas atividades foram contextualizadas por meio de situações-problemas. O terceiro momento é reservado para a socialização dos resultados e a sistematização do conhecimento. Além disso, elaboramos um projeto de placa de circuito impresso, no qual utilizamos o microcontrolador presente no Arduino UNO. Apresentamos todas as informações técnicas para a fabricação dessa placa. Validamos esse projeto coletando dados de corrente e tensão elétrica e concluímos que esse dispositivo apresentou bons resultados, comparáveis às medidas feitas por um multímetro. Esperamos, com esse estudo, que os materiais produzidos sirvam para auxiliar professores da educação básica que desejam utilizar o Ensino por Investigação em suas aulas, assim como na implementação da Experimentação Microcontrolada.pt_BR
dc.format.extent89p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSequência de Ensino Investigativapt_BR
dc.subjectEnsino por Investigaçãopt_BR
dc.subjectMomentos Didáticos Investigativospt_BR
dc.subjectCircuitos Elétricospt_BR
dc.subjectExperimentação Microcontroladapt_BR
dc.titleExperimentação mediada por um microcontrolador: proposta de sequência de ensino investigativa sobre circuitos elétricos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5448156334710151pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to develop an Investigative Teaching Sequence (SEI) on the topic of Electrical Circuits, using hardware as a technological resource for data collection. To this end, we discuss, in light of the assumptions of Investigative Teaching, which of the studies in the area help in proposing an SEI. In this sense, we identified, through author co-citation analysis, that Anna Maria Pessoa de Carvalho and Lúcia Helena Sasseron are the Brazilian authors who researched this didactic approach. Using the Inquiry Cycle developed by Pedaste and his collaborators, the Diagnosis of Inquiry-based Science Teaching Elements (DEEnCI) tool, as well the ideas of these researchers, we developed a tool to assist teachers in planning an SEI. As a result, we developed an SEI containing three Investigative Didactic Moments involving concepts from Ohm's first law, for the analysis of ohmic and non-ohmic components and the analysis of circuits with resistors, push buttons, and incandescent lamps. These activities were contextualized through problem situations. The third moment is reserved for the socialization of results and the systematization of knowledge. In addition, we created a printed circuit board project, in which we used the microcontroller present in the Arduino UNO. We present all the technical information for manufacturing this board. We validated this project by collecting electrical current and voltage data and concluded that this device presented good results, comparable to measurements made with a multimeter. We hope, with this study, that the materials produced will serve to assist education teachers who wish to use Investigative Teaching in their classes, as well as in the implementation of Microcontrolled Experimentation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3473-1261pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Emerson Soares da Silva.pdf2,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons