Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53327

Comparte esta pagina

Título : A construção de artigo de opinião em práticas de multiletramento: um protótipo para turmas de 2º ano do Ensino Médio
Autor : MAYER, Barbara de Almeida
Palabras clave : Multiletramento; Argumentação; Artigo de opinião; Protótipo didático
Fecha de publicación : 2-oct-2023
Citación : MAYER, Barbara de Almeida. A construção de artigo de opinião em práticas de multiletramento: um protótipo para turmas de 2º ano do Ensino Médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A multiculturalidade de uma sociedade globalizada e a multimodalidade dos textos através dos quais essas comunidades se comunicam geram novas demandas para a escola do ponto de vista da construção de currículos e da proposição de materiais didáticos. Diante disso, considerando-se a necessidade da aprendizagem da argumentação no Ensino Médio, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o ensino de usos da língua e modos de funcionamento da linguagem em práticas discursivas que ampliem os multiletramentos e a capacidade argumentativa de estudantes do Ensino Médio. Para tanto, desenvolvemos a revisão analítica e crítica de estudos nessas áreas, recorrendo aos autores: Rojo (2013; 2017a; 2017b; 2020), Cazden et. al. (2021), Nascimento (2015a; 2015b), Fiorin (2022), Anjos (2019), Bakhtin (2016), Brakling (2000), Boff, Koch e Marinello (2009). A partir disso, propusemos um protótipo didático visando a um trabalho, em aulas de língua portuguesa, em turmas de 2º ano do Ensino Médio, que contribua para que os estudantes desenvolvam competências demandadas em práticas de multiletramentos de natureza predominantemente argumentativa, em especial na construção do gênero artigo de opinião.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53327
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Barbara de Almeida Mayer.pdf20,22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons