Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53327
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NASCIMENTO, Marcela Regina Vasconcelos da Silva | - |
dc.contributor.author | MAYER, Barbara de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T21:39:41Z | - |
dc.date.available | 2023-10-30T21:39:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-09 | - |
dc.identifier.citation | MAYER, Barbara de Almeida. A construção de artigo de opinião em práticas de multiletramento: um protótipo para turmas de 2º ano do Ensino Médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53327 | - |
dc.description.abstract | A multiculturalidade de uma sociedade globalizada e a multimodalidade dos textos através dos quais essas comunidades se comunicam geram novas demandas para a escola do ponto de vista da construção de currículos e da proposição de materiais didáticos. Diante disso, considerando-se a necessidade da aprendizagem da argumentação no Ensino Médio, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o ensino de usos da língua e modos de funcionamento da linguagem em práticas discursivas que ampliem os multiletramentos e a capacidade argumentativa de estudantes do Ensino Médio. Para tanto, desenvolvemos a revisão analítica e crítica de estudos nessas áreas, recorrendo aos autores: Rojo (2013; 2017a; 2017b; 2020), Cazden et. al. (2021), Nascimento (2015a; 2015b), Fiorin (2022), Anjos (2019), Bakhtin (2016), Brakling (2000), Boff, Koch e Marinello (2009). A partir disso, propusemos um protótipo didático visando a um trabalho, em aulas de língua portuguesa, em turmas de 2º ano do Ensino Médio, que contribua para que os estudantes desenvolvam competências demandadas em práticas de multiletramentos de natureza predominantemente argumentativa, em especial na construção do gênero artigo de opinião. | pt_BR |
dc.format.extent | 85p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Multiletramento | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Artigo de opinião | pt_BR |
dc.subject | Protótipo didático | pt_BR |
dc.title | A construção de artigo de opinião em práticas de multiletramento: um protótipo para turmas de 2º ano do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6981699020253572 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0396854571010883 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The multiculturalism of a globalized society and the multimodality of the texts through which they communicate, generate new demands for the school, regarding the constructions of school’s curriculum and the creation of teaching materials. Therefore, given the necessity of learning about argumentation in high school, this research aims to reflect on the teaching of language uses and the operative way in which language functions in discursive practices that broaden the multiliteracy and the argumentative capacity of high school students. For this effect, we developed a critical and analytic review on the theoretical studies on related areas, consulting the authors: Rojo (2013; 2017a; 2017b; 2020), Cazden et. al. (2021), Nascimento (2015a; 2015b), Fiorin (2022), Anjos (2019), Bakhtin (2016), Brakling (2000), Boff, Koch e Marinello (2009). Based on that, we proposed a didactic prototype targeting to develop, on second grade high school students, competences related to argumentative multiliterate practices, focusing on the construction of the genre opinion article. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Barbara de Almeida Mayer.pdf | 20,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons