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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53278
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Título: | Uso de situação problema para a construção do conhecimento de professores de química em formação inicial em um curso de Química-licenciatura. |
Autor(es): | MACIEL, Maria Eduarda Gomes |
Palavras-chave: | Ensino de química; Resolução de problemas; Metodologia ativa; Formação docente inicial; Construção e elaboração do conhecimento |
Data do documento: | 26-Set-2023 |
Citação: | MACIEL, Maria Eduarda Gomes. Uso de situação problema para a construção de perfil conceitual de professores de química em formação inicial em um curso de Química-licenciatura.2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Química-licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2023. |
Abstract: | As metodologias ativas estão sendo utilizadas como alternativa aos métodos tradicionais de ensino. O interesse, nesse caso, centra-se no processo de aprendizagem do aluno, colocando-o como ativo no processo de construção do seu conhecimento. Nesse sentido, a Resolução de Problemas (RP) pode ser um instrumento para aprimorar a mediação do conhecimento no ensino de química por professores em formação inicial. Adicionalmente, se faz necessário compreender a partir de que situações didáticas (ou de que processos cognitivos) esse avanço é possibilitado. A RP estimula o desenvolvimento de habilidades tais como a de interpretar o problema e definir o que se deseja conhecer, elencar os conhecimentos relevantes, organizá-los e significá-los no contexto do problema, levantar hipóteses para a resolução, articular conceitos e executar procedimentos de maneira adequada na busca da solução, como também interpretar os resultados orientando uma tomada de posição. Seu potencial transcende a construção do conhecimento ao possibilitar uma articulação entre a teoria e situações, principalmente por oportunizar a aprendizagem significativa seja ao formular hipóteses e/ou ao utilizar de conhecimentos construídos previamente para solucionar o problema. Acerca desse trabalho, objetivou-se analisar a construção do conhecimento por licenciandos em formação inicial através do uso da RP como uma metodologia ativa. Especificamente, buscou-se identificar as contribuições da utilização da estratégia de Resolução de Problemas no ensino de conceitos de reações químicas relacionados aos elementos representativos da tabela periódica de forma contextualizada. A ação foi aplicada a discentes de Química do quarto, quinto e sétimo período de uma universidade pública do agreste pernambucano. Diante dos resultados analisados e discutidos, foi perceptível inferir os benefícios do uso da RP como alternativa alinhada as metodologias ativas no ensino superior como forma de favorecer o aprendizado. Com as respostas fornecidas, identificou-se que os discentes articularam seus conhecimentos prévios e utilizaram-se da elaboração de ideias e atitudes, mobilizando assim os seus saberes para a resolução do problema. Adicionalmente, o uso da RP promoveu o desenvolvimento de suas capacidades e conhecimentos ao estimular a formulação de hipóteses, além do senso crítico e reflexivo necessários a professores de química em formação inicial. Os futuros docentes demonstraram interesse em solucionar o problema, ou seja, mobilizando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em um diálogo entre o que os estudantes já traziam em sua estrutura cognitiva e os novos elementos apresentados proporcionando uma aprendizagem significativa. Metodologias ativas são portanto abordagens possíveis de serem usadas no ensino superior e contribui significativamente na formação inicial docente ao articular a teoria e a prática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53278 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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