Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53278

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Ariane Carla Campos de-
dc.contributor.authorMACIEL, Maria Eduarda Gomes-
dc.date.accessioned2023-10-27T00:57:15Z-
dc.date.available2023-10-27T00:57:15Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2023-10-26-
dc.identifier.citationMACIEL, Maria Eduarda Gomes. Uso de situação problema para a construção de perfil conceitual de professores de química em formação inicial em um curso de Química-licenciatura.2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Química-licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53278-
dc.description.abstractAs metodologias ativas estão sendo utilizadas como alternativa aos métodos tradicionais de ensino. O interesse, nesse caso, centra-se no processo de aprendizagem do aluno, colocando-o como ativo no processo de construção do seu conhecimento. Nesse sentido, a Resolução de Problemas (RP) pode ser um instrumento para aprimorar a mediação do conhecimento no ensino de química por professores em formação inicial. Adicionalmente, se faz necessário compreender a partir de que situações didáticas (ou de que processos cognitivos) esse avanço é possibilitado. A RP estimula o desenvolvimento de habilidades tais como a de interpretar o problema e definir o que se deseja conhecer, elencar os conhecimentos relevantes, organizá-los e significá-los no contexto do problema, levantar hipóteses para a resolução, articular conceitos e executar procedimentos de maneira adequada na busca da solução, como também interpretar os resultados orientando uma tomada de posição. Seu potencial transcende a construção do conhecimento ao possibilitar uma articulação entre a teoria e situações, principalmente por oportunizar a aprendizagem significativa seja ao formular hipóteses e/ou ao utilizar de conhecimentos construídos previamente para solucionar o problema. Acerca desse trabalho, objetivou-se analisar a construção do conhecimento por licenciandos em formação inicial através do uso da RP como uma metodologia ativa. Especificamente, buscou-se identificar as contribuições da utilização da estratégia de Resolução de Problemas no ensino de conceitos de reações químicas relacionados aos elementos representativos da tabela periódica de forma contextualizada. A ação foi aplicada a discentes de Química do quarto, quinto e sétimo período de uma universidade pública do agreste pernambucano. Diante dos resultados analisados e discutidos, foi perceptível inferir os benefícios do uso da RP como alternativa alinhada as metodologias ativas no ensino superior como forma de favorecer o aprendizado. Com as respostas fornecidas, identificou-se que os discentes articularam seus conhecimentos prévios e utilizaram-se da elaboração de ideias e atitudes, mobilizando assim os seus saberes para a resolução do problema. Adicionalmente, o uso da RP promoveu o desenvolvimento de suas capacidades e conhecimentos ao estimular a formulação de hipóteses, além do senso crítico e reflexivo necessários a professores de química em formação inicial. Os futuros docentes demonstraram interesse em solucionar o problema, ou seja, mobilizando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em um diálogo entre o que os estudantes já traziam em sua estrutura cognitiva e os novos elementos apresentados proporcionando uma aprendizagem significativa. Metodologias ativas são portanto abordagens possíveis de serem usadas no ensino superior e contribui significativamente na formação inicial docente ao articular a teoria e a prática.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectFormação docente inicialpt_BR
dc.subjectConstrução e elaboração do conhecimentopt_BR
dc.titleUso de situação problema para a construção do conhecimento de professores de química em formação inicial em um curso de Química-licenciatura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1990936394307764pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7764204807506356pt_BR
dc.description.abstractxActive learning methodologies are being used as an alternative to traditional teaching methods. In this case, the focus is on the student's learning process, placing them as an active participant in the construction of their knowledge. In this sense, Problem-Solving (PS) can be a tool to enhance knowledge mediation in the teaching of chemistry for teachers in initial training. Additionally, it is necessary to understand from which didactic situations (or cognitive processes) this advancement is made possible. PS stimulates the development of skills such as interpreting the problem and defining what one wants to know, listing relevant knowledge, organizing and giving meaning to them in the context of the problem, formulating hypotheses for resolution, connecting concepts, and executing procedures appropriately in the quest for a solution, as well as interpreting the results to guide a decision-making process. Its potential goes beyond knowledge construction by facilitating a connection between theory and real-life situations, especially by promoting meaningful learning, whether by formulating hypotheses and/or by using previously constructed knowledge to solve the problem. Regarding this study, the aim was to analyze knowledge construction by pre-service teachers through the use of active learning methodologies, specifically by identifying the contributions of using the Problem-Solving strategy in teaching concepts of chemical reactions related to the representative elements of the periodic table in a contextualized manner. The action was applied to Chemistry students in the fourth, fifth, and seventh semesters of a public university in the Agreste region of Pernambuco. Based on the results analyzed and discussed, it was evident that the benefits of using active learning methodologies, such as Problem-Solving, as an alternative aligned with active methodologies in higher education were significant in promoting learning. The students demonstrated the integration of their prior knowledge and engaged in the development of ideas and attitudes, thus mobilizing their knowledge for problem-solving. Additionally, the use of Problem-Solving fostered the development of their abilities and knowledge by promoting the formulation of hypotheses, as well as the critical and reflective thinking necessary for pre-service chemistry teachers. The future educators showed an interest in problem-solving, mobilizing conceptual, procedural, and attitudinal content in a dialogue between what students already had in their cognitive structure and the new elements presented, providing meaningful learning. Active learning methodologies are, therefore, viable approaches in higher education and significantly contribute to the initial teacher training by connecting theory and practice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Maria Eduarda.pdf695,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons