Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53253
Share on
Title: | Elaboração e validação de um jogo educativo para o letramento em saúde de crianças com asma |
Authors: | HORA, Brenda Elize Nunes da GOMES, Ester dos Santos |
Keywords: | Asma; Saúde da Criança; Letramento em Saúde; Educação em Saúde; Jogos e Brinquedos |
Issue Date: | 4-Oct-2023 |
Citation: | HORA, Brenda Elize Nunes da; GOMES, Ester dos Santos. Elaboração e validação de um jogo educativo para o letramento em saúde de crianças com asma. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A asma é uma doença alérgica respiratória que atinge frequentemente o público infantil. As crianças precisam ser envolvidas no manejo do seu cuidado, com conhecimentos e habilidades que contribuam para o seu letramento em saúde. Porém, há limitação nas estratégias de cuidado comunicativo apropriado para os estágios do desenvolvimento infantil. Com base nessa lacuna, o jogo de tabuleiro “LOKI TRASH” foi desenvolvido como ferramenta educativa, com elementos lúdicos e científicos para compartilhamento de conteúdos relacionados ao manejo e tratamento da asma para crianças. O objetivo do estudo foi validar, quanto a conteúdo e aparência, o jogo “Loki Trash” por crianças na idade pré-escolar e escolar (5-11 anos), enquanto instrumento para o letramento em saúde. Trata-se de um estudo metodológico com abordagem qualitativa e quantitativa, realizado no ambulatório de alergia e imunologia de um Hospital Universitário de Recife. A coleta de dados ocorreu através de questionários e formulários respondidos presencialmente pelas crianças que aceitaram participar da pesquisa, após autorização dos pais ou cuidadores. Os resultados indicaram que o jogo foi validado nos domínios de layout e motivação, porém obteve baixo índice geral de concordância nos demais domínios. Foi possível observar que a utilização de jogos para incentivo ao autocuidado, proporciona o letramento por meio da afetividade e cognição, como também reforça os conhecimentos prévios da criança a respeito da doença e estimula a busca por saberes. A presente pesquisa visa estimular profissionais de saúde e pais/cuidadores a incentivar as crianças ao cuidado com o bem-estar e manejo da asma por meio do letramento em saúde, além de basear os conhecimentos em fontes científicas, de forma lúdica e acessível. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53253 |
Appears in Collections: | (TCC) - Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Brenda Elize Nunes da Hora e Ester dos Santos Gomes.pdf | 6,32 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License