Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53253

Comparte esta pagina

Título : Elaboração e validação de um jogo educativo para o letramento em saúde de crianças com asma
Autor : HORA, Brenda Elize Nunes da
GOMES, Ester dos Santos
Palabras clave : Asma; Saúde da Criança; Letramento em Saúde; Educação em Saúde; Jogos e Brinquedos
Fecha de publicación : 4-oct-2023
Citación : HORA, Brenda Elize Nunes da; GOMES, Ester dos Santos. Elaboração e validação de um jogo educativo para o letramento em saúde de crianças com asma. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A asma é uma doença alérgica respiratória que atinge frequentemente o público infantil. As crianças precisam ser envolvidas no manejo do seu cuidado, com conhecimentos e habilidades que contribuam para o seu letramento em saúde. Porém, há limitação nas estratégias de cuidado comunicativo apropriado para os estágios do desenvolvimento infantil. Com base nessa lacuna, o jogo de tabuleiro “LOKI TRASH” foi desenvolvido como ferramenta educativa, com elementos lúdicos e científicos para compartilhamento de conteúdos relacionados ao manejo e tratamento da asma para crianças. O objetivo do estudo foi validar, quanto a conteúdo e aparência, o jogo “Loki Trash” por crianças na idade pré-escolar e escolar (5-11 anos), enquanto instrumento para o letramento em saúde. Trata-se de um estudo metodológico com abordagem qualitativa e quantitativa, realizado no ambulatório de alergia e imunologia de um Hospital Universitário de Recife. A coleta de dados ocorreu através de questionários e formulários respondidos presencialmente pelas crianças que aceitaram participar da pesquisa, após autorização dos pais ou cuidadores. Os resultados indicaram que o jogo foi validado nos domínios de layout e motivação, porém obteve baixo índice geral de concordância nos demais domínios. Foi possível observar que a utilização de jogos para incentivo ao autocuidado, proporciona o letramento por meio da afetividade e cognição, como também reforça os conhecimentos prévios da criança a respeito da doença e estimula a busca por saberes. A presente pesquisa visa estimular profissionais de saúde e pais/cuidadores a incentivar as crianças ao cuidado com o bem-estar e manejo da asma por meio do letramento em saúde, além de basear os conhecimentos em fontes científicas, de forma lúdica e acessível.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53253
Aparece en las colecciones: (TCC) - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Brenda Elize Nunes da Hora e Ester dos Santos Gomes.pdf6,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons