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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53249

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Título: Contribuições da química verde para aprendizagem conceitual e procedimental de conceitos químicos pela problematização do manejo de resíduos.
Autor(es): ANDRADE, José Jorge Almeida de
Palavras-chave: Geração de resíduos; Química verde; Formação dos licenciandos
Data do documento: 19-Set-2023
Citação: ANDRADE, José Jorge Almeida de. Contribuições da Química Verde para a aprendizagem conceitual e procedimental de conceitos Químicos pela problematização do manejo de resíduos. 2023. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A geração de resíduos em atividades experimentais ainda constitui um grande problema ambiental em instituições de ensino superior. Assim, se faz necessário se pensar em soluções para essa problemática, e, uma alternativa que possibilite a diminuição ou a não produção de resíduos, e se produzido com pequena toxicidade, temos a Química Verde (QV). Como pesquisadores, consideramos que a formação dos licenciandos pode contemplar uma reflexão sobre a preocupação com a geração de resíduos nas aulas experimentais. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar as implicações da implementação da química verde na construção de conteúdos conceituais e procedimentais associados ao manejo de resíduos em um curso de licenciatura do Agreste pernambucano. A metodologia utilizada foi entrevista semiestruturada, uma observação participante, ambos os instrumentos de coletas tiveram os áudios gravados, para análise a posteriori, e a aplicação de um questionário com questões interligadas a geração de resíduos e a Química Verde. Para a apreciação dos dados se utilizou a análise de conteúdo de Bardin, a partir das falas dos licenciandos. Os resultados obtidos mostram que as discussões em torno da geração de resíduos nas aulas experimentais, acontecem, no entanto, ainda um pouco limitante sobre a responsabilização em torno da geração dos resíduos e no que tange a interligação da Química verde, se observou que os licenciandos se mostraram interessadas em práticas mais sustentáveis, com materiais com baixa toxicidade. Além disso, se observou possíveis construções de conteúdos conceituais e procedimentais, pois os licenciandos estavam sempre preocupados com o que estava sendo gerado, se era necessário utilizar tal quantidade de reagente. Isso nos mostrou que trabalhar a Química Verde interligadas ao manejo de resíduos pode contribuir para a formação crítica dos licenciandos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53249
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