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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53249

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOliveira, Regina Célia Barbosa de-
dc.contributor.authorANDRADE, José Jorge Almeida de-
dc.date.accessioned2023-10-26T13:43:14Z-
dc.date.available2023-10-26T13:43:14Z-
dc.date.issued2023-09-19-
dc.date.submitted2023-10-23-
dc.identifier.citationANDRADE, José Jorge Almeida de. Contribuições da Química Verde para a aprendizagem conceitual e procedimental de conceitos Químicos pela problematização do manejo de resíduos. 2023. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53249-
dc.description.abstractA geração de resíduos em atividades experimentais ainda constitui um grande problema ambiental em instituições de ensino superior. Assim, se faz necessário se pensar em soluções para essa problemática, e, uma alternativa que possibilite a diminuição ou a não produção de resíduos, e se produzido com pequena toxicidade, temos a Química Verde (QV). Como pesquisadores, consideramos que a formação dos licenciandos pode contemplar uma reflexão sobre a preocupação com a geração de resíduos nas aulas experimentais. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar as implicações da implementação da química verde na construção de conteúdos conceituais e procedimentais associados ao manejo de resíduos em um curso de licenciatura do Agreste pernambucano. A metodologia utilizada foi entrevista semiestruturada, uma observação participante, ambos os instrumentos de coletas tiveram os áudios gravados, para análise a posteriori, e a aplicação de um questionário com questões interligadas a geração de resíduos e a Química Verde. Para a apreciação dos dados se utilizou a análise de conteúdo de Bardin, a partir das falas dos licenciandos. Os resultados obtidos mostram que as discussões em torno da geração de resíduos nas aulas experimentais, acontecem, no entanto, ainda um pouco limitante sobre a responsabilização em torno da geração dos resíduos e no que tange a interligação da Química verde, se observou que os licenciandos se mostraram interessadas em práticas mais sustentáveis, com materiais com baixa toxicidade. Além disso, se observou possíveis construções de conteúdos conceituais e procedimentais, pois os licenciandos estavam sempre preocupados com o que estava sendo gerado, se era necessário utilizar tal quantidade de reagente. Isso nos mostrou que trabalhar a Química Verde interligadas ao manejo de resíduos pode contribuir para a formação crítica dos licenciandos.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGeração de resíduospt_BR
dc.subjectQuímica verdept_BR
dc.subjectFormação dos licenciandospt_BR
dc.titleContribuições da química verde para aprendizagem conceitual e procedimental de conceitos químicos pela problematização do manejo de resíduos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5008755169836379pt_BR
dc.description.abstractxThe generation of waste in experimental activities is still a major environmental problem in higher education institutions. Thus, it is necessary to think of solutions to this problem, and one alternative that makes it possible to reduce or not produce waste, and if produced with little toxicity, is Green Chemistry (GC). As researchers, we believe that the training of undergraduates can include a reflection on the concern with waste generation in experimental classes. The aim of this study is to analyze the implications of implementing green chemistry in the construction of conceptual and procedural content associated with waste management in a degree course in the Agreste region of Pernambuco. The methodology used was a semi-structured interview, participant observation - both collection instruments had their audio recorded for a posteriori analysis - and the application of a questionnaire with questions linked to waste generation and Green Chemistry. Bardin's content analysis was used to assess the data, based on the students' speeches. The results obtained show that discussions around waste generation in experimental classes do take place, although they are still somewhat limited in terms of taking responsibility for waste generation. With regard to the interconnection of green chemistry, it was observed that the undergraduates were interested in more sustainable practices, using materials with low toxicity. In addition, we observed possible constructions of conceptual and procedural content, as the undergraduates were always concerned about what was being generated and whether it was necessary to use such a quantity of reagents. This showed us that working on Green Chemistry in conjunction with waste management can contribute to the critical training of undergraduatespt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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