Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53234

Compartilhe esta página

Título: Análise da estabilidade da cor da resina composta quando submetida a diferentes soluções corantes com e sem polimento
Autor(es): FULCO, Rayssa Maria Leite de Freitas
Palavras-chave: resina composta; corantes; polimento dentário; espectrofotômetros
Data do documento: 18-Out-2022
Citação: FULCO, Rayssa Maria Leite de Freitas. Análise da estabilidade da cor da resina composta quando submetida a diferentes soluções corantes com ou sem polimento. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Odontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: INTRODUÇÃO: O manchamento das resinas compostas está geralmente associado à insatisfação com a estética do sorriso de grande parte da população. As resinas compostas podem sofrer alterações quando expostas a cavidade bucal, como pigmentação e manchamento, devido a fatores extrínsecos ou intrínsecos em função de sua composição. A associação com o polimento traz à resina composta uma menor chance ao manchamento e maior qualidade na restauração. OBJETIVO: Esse estudo teve por objetivo avaliar a influência do acabamento/polimento e dos tipos de corantes sobre a estabilidade de cor de resinas compostas. MÉTODO: A partir de uma matriz metálica, foram confeccionadas 50 amostras de resinas compostas, sendo metade delas submetidas ao polimento. Foram avaliadas algumas variáveis como variação de luminosidade, estabilidade de cor e variação de brancura, por meio de espectrofotômetro (Easyshade – Vita), após 24h de imersão em água destilada e 3 meses após inserção nas soluções corantes: açaí, café, refrigerante de cola, molho de tomate e saliva artificial, a fim de saber o nível de manchamento das resinas compostas. RESULTADOS: Todos os grupos apresentaram alterações na cor, porém quando comparados os grupos de soluções, o açaí e o café tiveram maior destaque em nível de manchamento, principalmente quando não submetidos ao polimento. CONCLUSÃO: Concluiu-se que existe uma interação significativa entre a estabilidade de cor da resina composta estudada com os agentes pigmentantes e o polimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53234
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC finalizado para ser entregue - Rayssa Fulco.pdf936,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons