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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53232

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Título: Conhecimento de graduandos sobre avaliação de tecnologias em saúde
Autor(es): FRANCA, Maria Einara Ferreira de
Palavras-chave: tecnologia biomedica; estudantes de ciencias da saude; avaliação da tecnologia biomedica
Data do documento: 4-Out-2023
Citação: FRANCA, Maria Einara Ferreira de. Conhecimento de graduandos sobre avaliação de tecnologias em saúde. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Introdução: A avaliação de tecnologias em saúde efetua uma análise metódica das propriedades, proporcionando apoio aos administradores de saúde na aplicação dos resultados obtidos e aprofundar a compreensão acerca do mérito da tecnologia. Isso engloba a abordagem das incertezas pertinentes, a gestão das oportunidades e desafios inerentes, bem como a adequada distribuição de recursos para avaliar os custos, a eficácia e o impacto de uma tecnologia no âmbito da saúde. Materiais e métodos: Estudo descritivo, transversal e quantitativo realizado com 90 estudantes dos cursos vinculados aos centros de saúde e medicina do campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco. A coleta de dados foi iniciada após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Ocorreu por meio virtual, em que foi enviado para o e-mail institucional dos discentes o termo de consentimento livre e esclarecido e o link do instrumento de coleta de dados. O formulário teve questões acerca do perfil sociodemográfico/acadêmico e sobre Avaliação de tecnologias em saúde, com respostas dicotômicas e ordinais. Resultados: A maioria dos participantes da pesquisa eram do sexo feminino, na faixa etária de 21 a 23 anos, realizavam atividade de extensão e pesquisa e cursavam enfermagem. Em relação ao conhecimento sobre Avaliação de tecnologias em saúde, 58,9% apontaram não ter conhecimento e quando questionados sobre este conhecimento numa escala de 0 (nenhum conhecimento) a 10 (amplo conhecimento), a média foi de 4,08 pontos. Conclusão: Foi evidenciado um desconhecimento sobre Avaliação de tecnologias em saúde entre acadêmicos de cursos da área de saúde. Sugere-se novos estudos de cunho comparativo entre estudantes no início e no fim da graduação para avaliar a aquisição ao longo desse período sobre Avaliação de tecnologias em saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53232
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

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