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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53232

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRAZAO, Cecilia Maria Farias de Queiroz-
dc.contributor.authorFRANCA, Maria Einara Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-10-26T11:50:18Z-
dc.date.available2023-10-26T11:50:18Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-10-23-
dc.identifier.citationFRANCA, Maria Einara Ferreira de. Conhecimento de graduandos sobre avaliação de tecnologias em saúde. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53232-
dc.description.abstractIntrodução: A avaliação de tecnologias em saúde efetua uma análise metódica das propriedades, proporcionando apoio aos administradores de saúde na aplicação dos resultados obtidos e aprofundar a compreensão acerca do mérito da tecnologia. Isso engloba a abordagem das incertezas pertinentes, a gestão das oportunidades e desafios inerentes, bem como a adequada distribuição de recursos para avaliar os custos, a eficácia e o impacto de uma tecnologia no âmbito da saúde. Materiais e métodos: Estudo descritivo, transversal e quantitativo realizado com 90 estudantes dos cursos vinculados aos centros de saúde e medicina do campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco. A coleta de dados foi iniciada após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Ocorreu por meio virtual, em que foi enviado para o e-mail institucional dos discentes o termo de consentimento livre e esclarecido e o link do instrumento de coleta de dados. O formulário teve questões acerca do perfil sociodemográfico/acadêmico e sobre Avaliação de tecnologias em saúde, com respostas dicotômicas e ordinais. Resultados: A maioria dos participantes da pesquisa eram do sexo feminino, na faixa etária de 21 a 23 anos, realizavam atividade de extensão e pesquisa e cursavam enfermagem. Em relação ao conhecimento sobre Avaliação de tecnologias em saúde, 58,9% apontaram não ter conhecimento e quando questionados sobre este conhecimento numa escala de 0 (nenhum conhecimento) a 10 (amplo conhecimento), a média foi de 4,08 pontos. Conclusão: Foi evidenciado um desconhecimento sobre Avaliação de tecnologias em saúde entre acadêmicos de cursos da área de saúde. Sugere-se novos estudos de cunho comparativo entre estudantes no início e no fim da graduação para avaliar a aquisição ao longo desse período sobre Avaliação de tecnologias em saúde.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecttecnologia biomedicapt_BR
dc.subjectestudantes de ciencias da saudept_BR
dc.subjectavaliação da tecnologia biomedicapt_BR
dc.titleConhecimento de graduandos sobre avaliação de tecnologias em saúdept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4091770606051071pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3148334952798860pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: The assessment of health technologies carries out a methodical analysis of properties, providing support to health administrators in applying the results obtained to deepen their understanding of the merit of a health technology. This encompasses addressing relevant uncertainties, managing inherent opportunities and challenges, as well as the appropriate distribution of resources to assess the costs, effectiveness and impact of a technology in the health sector. Materials and methods: Descriptive, cross-sectional and quantitative study carried out on 90 students from courses linked to health or medical centers on the Recife campus of the Federal University of Pernambuco. Data collection began after approval from the Research Ethics Committee. The free and informed consent form and the link to the data collection instrument were sent to the students' institutional email. The form had questions about the sociodemographic/academic profile and about Assessment of health technologies with dichotomous and ordinal answers. Results: It was observed that the majority of research participants were female, aged 21 to 23 years, carried out extension and research activities and were studying nursing. In relation to knowledge about Health Technology Assessment, 58.9% indicated that they did not have knowledge and when asked about this knowledge on a scale from 0 (no knowledge) to 10 (extensive knowledge), the average was 4.08 points. Conclusion: The lack of knowledge about Health Technology Assessment among academics on health courses was evident. New comparative studies was suggested between students at the beginning and end of their degree to evaluate the acquisition of health technology assessment throughout this period.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9096-859Xpt_BR
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