Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53229

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Ana Paula Esmeraldo-
dc.contributor.authorBEZERRA, Ingrid Joyce Souza-
dc.date.accessioned2023-10-26T11:31:22Z-
dc.date.available2023-10-26T11:31:22Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.date.submitted2023-10-22-
dc.identifier.citationBEZERRA, Ingrid Joyce Souza. Padrão do desenvolvimento infantil em menores de dois anos antes e durante a pandemia da Covid-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53229-
dc.description.abstractEvidências têm indicado que crianças nascidas durante a pandemia da Covid-19 apresentam redução no desempenho verbal, motor e cognitivo geral em comparação com crianças nascidas antes da pandemia. O objetivo do estudo consiste em avaliar o padrão de desenvolvimento infantil nos menores de dois anos acompanhados nas consultas de enfermagem antes e durante a pandemia da covid-19. A pesquisa quantitativa e transversal, baseada em dados secundários provenientes das consultas de enfermagem em puericultura realizadas por um projeto de extensão no período de 2018 a 2022. A população foi composta por 62 prontuários de crianças atendidas pelo projeto de 0 a 24 meses de vida. A análise de dados permitiu visualizar ao total 131 consultas em que 33,6% apresentaram alguma alteração do desenvolvimento. Ao total dos 62 lactentes, 41,9% apresentaram alteração no desenvolvimento infantil, sendo desses casos 76,9% durante a pandemia. Pode-se observar um aumento significativo nos atrasos no desenvolvimento dos lactentes acompanhados nas consultas de puericultura do Projeto de extensão durante a pandemia de covid-19. As alterações do desenvolvimento identificadas mostraram associação com o período pandêmico e com o trabalho remunerado materno, que ocorre mais frequentemente com a ausência da mãe do lar, apontando para a importância do ambiente e dos cuidados maternos para a promoção do desenvolvimento pleno infantil.pt_BR
dc.format.extent35p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEnfermagem Pediátricapt_BR
dc.titlePadrão do desenvolvimento infantil em menores de dois anos antes e durante a pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4941592237465487pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0414624985066692pt_BR
dc.description.abstractxEvidence has indicated that children born during the Covid-19 pandemic have reduced verbal, motor and general cognitive performance compared to children born before the pandemic. The objective of the study is to evaluate the pattern of child development in children under two years of age followed in nursing consultations before and during the covid-19 pandemic. The quantitative and cross-sectional research, based on secondary data from childcare nursing consultations carried out by an extension project from 2018 to 2022. The population was made up of 62 medical records of children cared for by the project from 0 to 24 months of age. Data analysis made it possible to view a total of 131 consultations in which 33.6% presented some developmental change. Of the 62 infants in total, 41.9% showed changes in child development, 76.9% of which occurred during the pandemic. A significant increase can be observed in delays in the development of infants fallowed in the childcare consultations of the extension project's during the covid-19 pandemic. The developmental changes identified showed an association with the pandemic period and maternal paid work, which occurs more frequently when the mother is absent from home, pointing to the importance of the environment and maternal care for promoting full child development.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC INGRID JOYCE SOUZA BEZERRA.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons