Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53218

Share on

Title: Os desafios da Educação Inclusiva e a Influência da formação docente.
Authors: MACÊDO, Elba Santos
Keywords: Educação Inclusiva; Formação Docente; Desafios
Issue Date: 26-Sep-2023
Citation: MACÊDO, Elba Santos. Os desafios da Educação Inclusiva e a Influência da Formação Docente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O presente artigo, objetiva identificar a influência da formação docente no cotidiano escolar de pedagogos sobre os desafios enfrentados em salas de aulas com alunos com necessidades especiais, na educação infantil. Como objetivos específicos são elencados os seguintes: a) Identificar quais os principais desafios enfrentados pelas docentes no cotidiano escolar, com alunos com necessidades especiais; b) entender como as docentes lidam com os desafios vivenciados em seus cotidianos, com o trabalho com alunos com necessidades especiais; e c) analisar a formação docente dos pedagogos, entendendo sua influência nesse contexto de sala de aula. A pesquisa aqui realizada é de abordagem qualitativa e do tipo estudo de caso. Para responder aos nossos objetivos, foi utilizada a entrevista semi-estruturada, realizadas com pedagogas atuantes na educação infantil que tenham presentes em suas salas de aula, um ou mais alunos com necessidades especiais. Contudo, foi observado que normalmente não são oferecidas disciplinas de educação especial e nem formações continuadas sobre o tema. Também constatasse que, a formação adequada faz-se como um meio imprescindível para superação dos desafios do cotidiano docente na educação inclusiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53218
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Elba Santos de Macêdo.pdf276,36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons