Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53216

Comparte esta pagina

Título : Mistério no Infravermelho: uma proposta lúdica envolvendo espectroscopia.
Autor : SILVA, Rafaela Carolyne Matias da
Palabras clave : Ensino de Química; Espectroscopia no Infravermelho; Jogo Pedagógico
Fecha de publicación : 27-sep-2023
Citación : SILVA, Rafaela Carolyne Matias da. Mistério no Infravermelho: uma proposta lúdica envolvendo espectroscopia. 2023. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : A Espectroscopia no Infravermelho é uma técnica de identificação de grupos funcionais utilizada principalmente na Química Orgânica. Nesta técnica, a matéria interage com a radiação infravermelha e permite que a molécula vibre em determinados comprimentos de onda (ou frequências), que são capazes de serem reconhecidos e relacionados com ligações simples, duplas, grupos hidroxilas, carbonilas de cetonas, dentre outros grupos. Porém, algumas problemáticas são vistas quando se trata do ensino aprendizagem deste conteúdo químico, como dificuldade de compreensão dos conceitos, que são percebidos como abstratos, e a falta de aplicação prática do que está sendo aprendido, normalmente limitada a uma resolução de exercícios. Além disso, poucos materiais publicados são encontrados que abordam a espectroscopia em uma forma didática, com a intenção de apresentar e provocar o estudante a praticar o assunto da espectroscopia de uma forma diferente. Dessa forma, este trabalho teve como o objetivo analisar a elaboração de uma proposta de Jogo Pedagógico envolvendo Espectroscopia no Infravermelho, sendo baseado nas contribuições de estudos relacionados à utilização de jogos no Ensino da Química e construído por meio de referências em jogos e algumas produções de séries televisivas. Portanto, foi elaborada uma proposta lúdica em formato de tabuleiro nomeada “Mistério no Infravermelho”, desenvolvida para abordar a espectroscopia a partir da resolução de casos de mistério. No jogo pedagógico criado, foram estabelecidas regras voltadas a nortear as ações cognitivas desejadas como experiência ao jogador, componentes de jogo necessários para jogar de uma forma efetiva e toda a narrativa para criar envolvimento dos participantes. Além da história principal em que se passa o jogo, na qual quatro cientistas são contratados para solucionar enigmas que despertam a curiosidade de moradores de uma cidade no interior, também foram ilustrados três diferentes episódios com suas pistas e a possível resolução deles. Os resultados produzidos, e validados teoricamente, permitiram compreender quais os conhecimentos são esperados que os alunos mobilizem para construir a solução de cada caso. À vista disso, a proposta de jogo pedagógico mostrou potencial para contribuir no Ensino da Química ao abordar a Espectroscopia no Infravermelho.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53216
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Rafaela Carolyne Matias da Silva.pdf1,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons