Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53216

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Rafaela Carolyne Matias da-
dc.date.accessioned2023-10-26T00:37:21Z-
dc.date.available2023-10-26T00:37:21Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.date.submitted2023-10-23-
dc.identifier.citationSILVA, Rafaela Carolyne Matias da. Mistério no Infravermelho: uma proposta lúdica envolvendo espectroscopia. 2023. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53216-
dc.description.abstractA Espectroscopia no Infravermelho é uma técnica de identificação de grupos funcionais utilizada principalmente na Química Orgânica. Nesta técnica, a matéria interage com a radiação infravermelha e permite que a molécula vibre em determinados comprimentos de onda (ou frequências), que são capazes de serem reconhecidos e relacionados com ligações simples, duplas, grupos hidroxilas, carbonilas de cetonas, dentre outros grupos. Porém, algumas problemáticas são vistas quando se trata do ensino aprendizagem deste conteúdo químico, como dificuldade de compreensão dos conceitos, que são percebidos como abstratos, e a falta de aplicação prática do que está sendo aprendido, normalmente limitada a uma resolução de exercícios. Além disso, poucos materiais publicados são encontrados que abordam a espectroscopia em uma forma didática, com a intenção de apresentar e provocar o estudante a praticar o assunto da espectroscopia de uma forma diferente. Dessa forma, este trabalho teve como o objetivo analisar a elaboração de uma proposta de Jogo Pedagógico envolvendo Espectroscopia no Infravermelho, sendo baseado nas contribuições de estudos relacionados à utilização de jogos no Ensino da Química e construído por meio de referências em jogos e algumas produções de séries televisivas. Portanto, foi elaborada uma proposta lúdica em formato de tabuleiro nomeada “Mistério no Infravermelho”, desenvolvida para abordar a espectroscopia a partir da resolução de casos de mistério. No jogo pedagógico criado, foram estabelecidas regras voltadas a nortear as ações cognitivas desejadas como experiência ao jogador, componentes de jogo necessários para jogar de uma forma efetiva e toda a narrativa para criar envolvimento dos participantes. Além da história principal em que se passa o jogo, na qual quatro cientistas são contratados para solucionar enigmas que despertam a curiosidade de moradores de uma cidade no interior, também foram ilustrados três diferentes episódios com suas pistas e a possível resolução deles. Os resultados produzidos, e validados teoricamente, permitiram compreender quais os conhecimentos são esperados que os alunos mobilizem para construir a solução de cada caso. À vista disso, a proposta de jogo pedagógico mostrou potencial para contribuir no Ensino da Química ao abordar a Espectroscopia no Infravermelho.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEspectroscopia no Infravermelhopt_BR
dc.subjectJogo Pedagógicopt_BR
dc.titleMistério no Infravermelho: uma proposta lúdica envolvendo espectroscopia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3491412202213963pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxInfrared Spectroscopy is a technique for identifying functional groups mainly used in Organic Chemistry. In this technique, matter interacts with infrared radiation and allows the molecule to vibrate at certain wavelengths (or frequencies), which are capable of being recognized and related to single and double bonds, hydroxyl groups, ketone carbonyls, among other groups. However, some problems are seen when it comes to teaching and learning this chemical content, such as difficulty in understanding concepts, which are perceived as abstract, and the lack of practical application of what is being learned, usually limited to solving exercises. In addition, few published materials are found that approach spectroscopy in a didactic way, with the intention of presenting and provoking the student to practice the subject of spectroscopy in a different way. Thus, this work aimed to analyze the development of a proposal for a Pedagogical Game involving Infrared Spectroscopy, based on the contributions of studies related to the use of games in Chemistry Teaching and built through games and some television series productions. Therefore, a playful proposal named “Mystery in Infrared” was developed to approach spectroscopy from the resolution of mystery cases. In the pedagogical game created, rules were established to guide the players in the expected execution, game components necessary to play effectively and the entire narrative to create involvement of the participants. In addition to the main story in which the game takes place, in which four scientists are hired to solve riddles that arouse the curiosity of residents of an inland city, three different episodes with their clues and their possible resolution were also illustrated. The results produced, and theoretically validated, allowed us to understand what knowledge students are expected to mobilize to build the solution for each case. In view of this, the proposal for a pedagogical game proved to be efficient in contributing to the Teaching of Chemistry by addressing Infrared Spectroscopy.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Rafaela Carolyne Matias da Silva.pdf1,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons