Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53191

Compartilhe esta página

Título: Na ponta do nariz: livro ilustrado tátil direcionado a crianças cegas
Autor(es): LIMA, Lucas Pires de
Palavras-chave: Deficiência visual; Livro tátil; Acessibilidade; Design editorial
Data do documento: 15-Set-2023
Citação: LIMA, Lucas Pires de. Na ponta do nariz: livro ilustrado tátil direcionado a crianças cegas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Embora seja parte indivisível do processo educacional brasileiro, poucos são os livros ilustrados acessíveis a crianças cegas no mercado editorial. Para além das dificuldades tecnológicas na produção em larga escala, imagens táteis enfrentam barreiras na sua concepção que muitas vezes comprometem sua inteligibilidade na função representativa para a criança cega. Partindo desse contexto, o presente projeto se propôs a desenvolver e produzir o protótipo de um livro ilustrado tátil original para crianças cegas chamado “Na ponta do nariz”, visando contribuir na construção de um repertório de produções gráficas que fomente a discussão sobre representações táteis. O projeto se guiou pela metodologia do Design Thinking para a construção de um artefato com contribuição direta do público cego, recorrendo a visitas, encontros de leituras e um levantamento bibliográfico norteado pela tese de Romani (2016). Após a produção do artefato, dados levantados através dos testes acerca do entendimento das imagens táteis no contexto narrativo apontam para uma relação da localização do objeto citado no texto e seu entendimento através da imagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53191
Aparece nas coleções:(TCC) - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lucas Pires de Lima.pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons