Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53163

Share on

Title: Educação física escolar durante e pós pandemia : uma revisão da literatura com enfoque no método natural de Hébert
Authors: MOURA, Daniele Maria de
Keywords: Educação física escolar; pandemia; aulas remotas; abordagens pedagógicas; Método Natural de Hébert
Issue Date: 28-Sep-2023
Citation: MOURA, Daniele Maria de. Educação física escolar durante e pós pandemia: uma revisão da literatura com enfoque no método natural de Hébert. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo investigar a viabilidade do Método Natural de Hébert (MNH) como estratégia pedagógica para minimizar os efeitos negativos da pandemia da COVID-19 nas aulas de Educação Física escolar. Para essa pesquisa, optou-se pela metodologia de revisão narrativa da literatura, utilizando como base as plataformas Google Acadêmico, SciELO, Periódicos Capes e pesquisas bibliográficas, no período de 2020 a 2023. Os estudos analisados evidenciaram problemáticas decorrentes da pandemia que se refletiram nas aulas de Educação Física, uma vez que houve a necessidade de uma mudança abrupta do seu formato presencial para o remoto sem que houvesse uma preparação adequada para essa transição. Com o retorno ao modelo presencial, observou-se a necessidade de repensar estratégias metodológicas que pudessem atender às novas demandas características desse período pandêmico. Nesse contexto, o Método Natural de Hébert, alinhado a outras abordagens originais da Educação Física escolar, demonstrou ser uma ferramenta bastante eficaz para enfrentar os desafios educacionais decorrentes da pandemia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53163
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA - DANIELE MARIA DE MOURA.docx.pdf417,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons