Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53163

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Débora Priscila Lima de-
dc.contributor.authorMOURA, Daniele Maria de-
dc.date.accessioned2023-10-24T14:00:55Z-
dc.date.available2023-10-24T14:00:55Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2023-10-20-
dc.identifier.citationMOURA, Daniele Maria de. Educação física escolar durante e pós pandemia: uma revisão da literatura com enfoque no método natural de Hébert. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53163-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo investigar a viabilidade do Método Natural de Hébert (MNH) como estratégia pedagógica para minimizar os efeitos negativos da pandemia da COVID-19 nas aulas de Educação Física escolar. Para essa pesquisa, optou-se pela metodologia de revisão narrativa da literatura, utilizando como base as plataformas Google Acadêmico, SciELO, Periódicos Capes e pesquisas bibliográficas, no período de 2020 a 2023. Os estudos analisados evidenciaram problemáticas decorrentes da pandemia que se refletiram nas aulas de Educação Física, uma vez que houve a necessidade de uma mudança abrupta do seu formato presencial para o remoto sem que houvesse uma preparação adequada para essa transição. Com o retorno ao modelo presencial, observou-se a necessidade de repensar estratégias metodológicas que pudessem atender às novas demandas características desse período pandêmico. Nesse contexto, o Método Natural de Hébert, alinhado a outras abordagens originais da Educação Física escolar, demonstrou ser uma ferramenta bastante eficaz para enfrentar os desafios educacionais decorrentes da pandemia.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectpandemiapt_BR
dc.subjectaulas remotaspt_BR
dc.subjectabordagens pedagógicaspt_BR
dc.subjectMétodo Natural de Hébertpt_BR
dc.titleEducação física escolar durante e pós pandemia : uma revisão da literatura com enfoque no método natural de Hébertpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6970311957607139pt_BR
dc.description.abstractxEl objetivo de este estudio fue investigar la viabilidad del Método Natural Hébert (MNH) como estrategia pedagógica para minimizar los efectos negativos de la pandemia del COVID-19 en las clases de Educación Física escolar. Para esta investigación, optamos por la metodología de revisión narrativa de la literatura, utilizando como base Google Scholar, SciELO, Periódicos Capes y plataformas de investigación bibliográfica, desde 2020 hasta 2023. Los estudios analizados mostraron problemas derivados de la pandemia que se reflejaron en las clases de Educación Física, ya que hubo la necesidad de un cambio abrupto de un formato presencial a uno a distancia sin una preparación adecuada para esta transición. Con el retorno al modelo presencial, hubo la necesidad de repensar estrategias metodológicas que pudieran atender a las nuevas demandas características de este período pandémico. En este contexto, el Método Natural de Hébert, alineado con otros enfoques originales de la Educación Física escolar, se mostró como una herramienta muy eficaz para hacer frente a los desafíos educativos derivados de la pandemia.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - DANIELE MARIA DE MOURA.docx.pdf417,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons