Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53153
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, André dos Santos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gabriel Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T12:36:21Z | - |
dc.date.available | 2023-10-24T12:36:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriel Rodrigues da. Visão dos professores de educação física e de concluintes do curso de licenciatura em educação física sobre medidas antropométricas no ambiente escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53153 | - |
dc.description.abstract | A proposta inicial deste trabalho aborda questões relacionadas à realização de avaliações antropométricas no ambiente escolar. O objetivo principal deste projeto é explorar a perspectiva e as dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física que trabalham nas escolas de ensino médio do bairro da Várzea em relação à importância das avaliações antropométricas tanto no aspecto da saúde quanto no aspecto pedagógico no contexto escolar. Entender como os professores veem o tema de avaliações antropométricas no ambiente escolar; possibilitar o mapeamento de escolas de professores de Educação Física que incluem esse tema dentro do seu ano letivo; E entender se existem dificuldades de aplicações desse tema na sala de aula e quais seriam essas dificuldades. Utilizamos um questionário elaborado exclusivamente para a proposta desse projeto. E concluímos que embora a formação universitária tenha sido proporcionada, nem todos os alunos tiveram confiança no conteúdo, sendo os professores dominantes do mesmo. Além disso, observou-se que, mesmo quando os professores têm conhecimento sólido sobre o tema, questões relacionadas à estrutura escolar e à atribuição de carga horária limitada podem dificultar a implementação prática das avaliações antropométricas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | avaliações antropométricas | pt_BR |
dc.subject | ensino médio | pt_BR |
dc.subject | educação física escolar | pt_BR |
dc.title | Visão dos professores de educação física e de concluintes do curso de licenciatura em educação física sobre medidas antropométricas no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1331148833864322 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9846819271734920 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The initial proposal of this work addresses issues related to the performance of anthropometric assessments in the school environment. The main objective of this project is to explore the perspective and difficulties faced by Physical Education teachers working in high schools in the Várzea district in relation to the importance of anthropometric assessments in both the health and pedagogical aspects in the school context. To understand how teachers view the subject of anthropometric assessments in the school environment; To make it possible to map the schools of Physical Education teachers who include this subject within their school year; And to understand if there are any difficulties in applying this subject in the classroom and what these difficulties might be. We used a questionnaire designed exclusively for this project. We concluded that although university training was provided, not all the students had confidence in the content, with the teachers dominating. Furthermore, we observed that even when teachers have solid knowledge of the subject, issues related to the school structure and the limited workload can hinder the practical implementation of anthropometric assessments. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de Conclusão de Curso - Gabriel Rodrigues.pdf | 4,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons