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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53132

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Título: Programas de educação física escolar : uma análise dos modelos canadense, finlandês e brasileiro
Autor(es): SILVA, Lucas dos Santos
Palavras-chave: Atividades Físicas; Esportes; Modelos Pedagógicos; Programas de Educação Física
Data do documento: 16-Nov-2022
Citação: SILVA, Lucas dos Santos. Programas de Educação Física Escolar: uma análise dos modelos canadense, finlândes e brasileiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Se tratando de uma revisão bibliográfica com delineamento qualitativo, o presente estudo tem como objetivo levantar dados de programas de Educação Física em três países diferentes, examinando características pedagógicas, econômicas e sociais tanto dos programas quanto dos respectivos países. Apesar de não ter sido encontrado uma definição na literatura sobre programas de Educação Física, foi comprovado nos estudos a importância de um modelo educacional e de uma metodologia a ser adotada nos programas. No Brasil foram encontrados um total de sete programas, com foco em intervenções para estudos científicos. No Canadá, o programa mais comum e altamente difundido no país é o “Long-term Development in Sport and Physical Activity”, que tem como objetivo a prática de esportes e atividades físicas para toda vida. No último país a ser estudado, a Finlândia conta com um programa de Educação Física que é intitulado; “Schools on the move”, seu objetivo é aumentar a prática de atividades físicas para as crianças em idade escolar, mudando a cultura da escola e seus entornos, transformando-a num lugar propício para as atividades, além de desenvolver pesquisas e monitoramento dessas crianças. Com isso em mente evidenciamos que apesar dos três países oferecerem programas específicos, o Brasil não tem amparo do governo para manutenção desses programas, enquanto que os outros dois países possuem total institucionalização dos programas além de muitas vezes serem difundidos em outras áreas além da sala de aula, como clubes e times.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53132
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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