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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53132

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAMPOS, Eduardo Zapaterra-
dc.contributor.authorSILVA, Lucas dos Santos-
dc.date.accessioned2023-10-23T11:36:37Z-
dc.date.available2023-10-23T11:36:37Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.date.submitted2023-10-20-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas dos Santos. Programas de Educação Física Escolar: uma análise dos modelos canadense, finlândes e brasileiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53132-
dc.description.abstractSe tratando de uma revisão bibliográfica com delineamento qualitativo, o presente estudo tem como objetivo levantar dados de programas de Educação Física em três países diferentes, examinando características pedagógicas, econômicas e sociais tanto dos programas quanto dos respectivos países. Apesar de não ter sido encontrado uma definição na literatura sobre programas de Educação Física, foi comprovado nos estudos a importância de um modelo educacional e de uma metodologia a ser adotada nos programas. No Brasil foram encontrados um total de sete programas, com foco em intervenções para estudos científicos. No Canadá, o programa mais comum e altamente difundido no país é o “Long-term Development in Sport and Physical Activity”, que tem como objetivo a prática de esportes e atividades físicas para toda vida. No último país a ser estudado, a Finlândia conta com um programa de Educação Física que é intitulado; “Schools on the move”, seu objetivo é aumentar a prática de atividades físicas para as crianças em idade escolar, mudando a cultura da escola e seus entornos, transformando-a num lugar propício para as atividades, além de desenvolver pesquisas e monitoramento dessas crianças. Com isso em mente evidenciamos que apesar dos três países oferecerem programas específicos, o Brasil não tem amparo do governo para manutenção desses programas, enquanto que os outros dois países possuem total institucionalização dos programas além de muitas vezes serem difundidos em outras áreas além da sala de aula, como clubes e times.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividades Físicaspt_BR
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectModelos Pedagógicospt_BR
dc.subjectProgramas de Educação Físicapt_BR
dc.titleProgramas de educação física escolar : uma análise dos modelos canadense, finlandês e brasileiropt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttplattes.cnpq.br7380875113840766pt_BR
dc.description.abstractxAs a qualitative bibliographical study, it aims to gather data on physical education programs in three different countries, examining the pedagogical, economic and social characteristics of both the programs and the respective countries. Although no definition of Physical Education programs was found in the literature, the importance of an educational model and a methodology to be adopted in the programs was proven in the studies. In Brazil, a total of seven programs were found, focusing on interventions for scientific studies. In Canada, the most common and widespread program is "Long-term Development in Sport and Physical Activity", which aims to promote sports and physical activity for life. The last country to be studied; Finland, has a physical education program called "Schools on the move", which aims to increase the practice of physical activity for schoolchildren, changing the culture of the school and its surroundings, making it a place conducive to activity, as well as developing research and monitoring these children. With this in mind, we can see that although the three countries offer specific programs, Brazil does not have government support to maintain these programs, while the other two countries have fully institutionalized programs, and they are often disseminated in areas other than the classroom, such as clubs.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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