Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53126
Compartilhe esta página
Título: | O uso de experimentos de baixo custo para o ensino de óptica geométrica: uma aplicação numa escola média de Pernambuco. |
Autor(es): | SILVA, Larissa Milena da |
Palavras-chave: | Experimentos de baixo custo; Aprendizagem significativa; Óptica geométrica |
Data do documento: | 3-Out-2023 |
Citação: | SILVA, Larissa. O uso de experimentos de baixo custo para o ensino de óptica geométrica: uma aplicação numa escola média de Pernambuco.: uma aplicação numa escola média de Pernambuco. 2023. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Física - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | A disciplina de Física ainda é vista por muitos estudantes como um grande empecilho na escola. Infelizmente, a cada dia se torna comum os estudantes definirem a disciplina como complexa, restrita a muitos cálculos e estratégias repetitivas. Considerando as limitações enfrentadas por inúmeros professores da área com a falta de estrutura nas escolas e levando em consideração a necessidade de melhorar o interesse dos estudantes pela Física, é cada dia mais emergente que os profissionais invistam em metodologias que utilizem ferramentas alternativas que auxiliem nesse processo de aprimorar a aprendizagem dos estudantes. Sendo assim, a construção e utilização de experimentos que são desenvolvidos pelos estudantes com materiais alternativos, tem um grande potencial de possibilitar melhorias no processo de aprendizagem, pois possibilitam que os estudantes tenham um grande grau de liberdade necessária para construir e adaptar os fenômenos a serem estudados. A partir construção de experimentos para auxiliar os conceitos estudados, os estudantes terão um novo olhar para a aprendizagem em ciência que antes era restrita muitas vezes apenas a sala de aula e exercícios. Posto isto, o objetivo principal do estudo é identificar como a utilização de experimentos de baixo custo auxiliam no processo ensino aprendizagem de estudantes acerca do conteúdo de óptica geométrica. Ela foi realizada através da aplicação de uma sequência didática, e também de dois questionários destinados aos estudantes do 2º ano de uma escola pernambucana. Com os resultados do nosso trabalho conseguimos indicar que a utilização e construção de experimentos de baixo custo auxiliam a compreensão de conteúdos e também o processo de alfabetização científica, visto que a utilização de recursos potencialmente significativos contribui demasiadamente para a aprendizagem dos estudantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53126 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC -- LARISSA MILENA DA SILVA.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons