Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53126

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Heydson Henrique Brito da-
dc.contributor.authorSILVA, Larissa Milena da-
dc.date.accessioned2023-10-21T00:16:31Z-
dc.date.available2023-10-21T00:16:31Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.date.submitted2023-10-19-
dc.identifier.citationSILVA, Larissa. O uso de experimentos de baixo custo para o ensino de óptica geométrica: uma aplicação numa escola média de Pernambuco.: uma aplicação numa escola média de Pernambuco. 2023. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Física - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53126-
dc.description.abstractA disciplina de Física ainda é vista por muitos estudantes como um grande empecilho na escola. Infelizmente, a cada dia se torna comum os estudantes definirem a disciplina como complexa, restrita a muitos cálculos e estratégias repetitivas. Considerando as limitações enfrentadas por inúmeros professores da área com a falta de estrutura nas escolas e levando em consideração a necessidade de melhorar o interesse dos estudantes pela Física, é cada dia mais emergente que os profissionais invistam em metodologias que utilizem ferramentas alternativas que auxiliem nesse processo de aprimorar a aprendizagem dos estudantes. Sendo assim, a construção e utilização de experimentos que são desenvolvidos pelos estudantes com materiais alternativos, tem um grande potencial de possibilitar melhorias no processo de aprendizagem, pois possibilitam que os estudantes tenham um grande grau de liberdade necessária para construir e adaptar os fenômenos a serem estudados. A partir construção de experimentos para auxiliar os conceitos estudados, os estudantes terão um novo olhar para a aprendizagem em ciência que antes era restrita muitas vezes apenas a sala de aula e exercícios. Posto isto, o objetivo principal do estudo é identificar como a utilização de experimentos de baixo custo auxiliam no processo ensino aprendizagem de estudantes acerca do conteúdo de óptica geométrica. Ela foi realizada através da aplicação de uma sequência didática, e também de dois questionários destinados aos estudantes do 2º ano de uma escola pernambucana. Com os resultados do nosso trabalho conseguimos indicar que a utilização e construção de experimentos de baixo custo auxiliam a compreensão de conteúdos e também o processo de alfabetização científica, visto que a utilização de recursos potencialmente significativos contribui demasiadamente para a aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectExperimentos de baixo custopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectÓptica geométricapt_BR
dc.titleO uso de experimentos de baixo custo para o ensino de óptica geométrica: uma aplicação numa escola média de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4585277872014594pt_BR
dc.description.abstractxThe subject of Physics is still seen by many students as a major stumbling block at school. Unfortunately, with each passing day it has become common for students to define the subject as complex, restricted to a lot of calculations and repetitive strategies. Considering the limitations faced by many teachers in the area due to the lack of structure in schools and the need to improve students' interest in Physics, it is becoming increasingly urgent for professionals to invest in methodologies that use alternative tools to help in this process of improving student learning. Therefore, the construction and use of experiments that are developed by students using alternative materials has great potential to improve the learning process, as they allow students to have a large degree of freedom to construct and adapt the phenomena to be studied. By constructing experiments to support the concepts studied, students will have a new look at learning science, which used to be restricted to the classroom and exercises. With this in mind, the main objective of our research was to identify how the use of low-cost experiments helps in the teaching-learning process of students about the content of geometric optics. It was carried out through the application of a didactic sequence, as well as two questionnaires aimed at 2nd year students. With the results of our research, we were able to indicate that the use and construction of low-cost experiments helps the understanding of content and also the process of scientific literacy, since the use of potentially significant resources contributes greatly to student learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC -- LARISSA MILENA DA SILVA.pdf1,87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons