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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53095
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Title: | Contribuições do serviço em tecnologia assistiva para o desempenho ocupacional de uma criança com a Síndrome de Dandy-walker nas atividades de vida diária e na educação |
Authors: | MOURA, Letícia Apolinario |
Keywords: | Atividades Diárias; Síndrome de Dandy-Walker; Tecnologia Assistiva; Terapia Ocupacional; Relato de Caso |
Issue Date: | 9-Nov-2022 |
Citation: | MOURA, Letícia Apolinario de. Contribuições do serviço em tecnologia assistiva para o desempenho ocupacional de uma criança com a Síndrome de Dandy-walker nas atividades de vida diária e na educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Introdução: A Síndrome de Dandy-Walker é uma anomalia congênita rara, com malformação no corpo caloso, afetando o Sistema Nervoso Central, causando atraso no desenvolvimento psicomotor. Dessa forma, a realização das atividades de vida diária é prejudicada, fazendo-se necessária a atuação da Terapia Ocupacional na prestação do serviço em Tecnologia Assistiva (TA) para promoção de independência e autonomia nessa ocupação. Objetivo: Descrever alternativas em TA para facilitar o desempenho ocupacional de uma criança com Síndrome de Dandy-Walker. Método: A pesquisa trata-se de um estudo de caso único, de natureza aplicada, exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos, foi utilizado o Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos - GODP. O presente estudo aconteceu na Organização Não Governamental (ONG) Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR), no Laboratório de Tecnologia Assistiva e Terapia Ocupacional (LabTATO) do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPE e no domicílio da criança. Foi realizada avaliação da criança, seguida de uma análise das atividades observadas, que evidenciou habilidades a serem desenvolvidas e fundamentou a geração de alternativas em TA. Resultados: A criança é dependente em todas as atividades, com maior participação na alimentação e mobilidade funcional, sendo pensadas como alternativa em TA prato com borda elevada e antiderrapante, talher engrossador com curvatura e um andador articulado. Conclusão: Tendo em vista a dependência da criança nas ocupações, entende-se a relevância do serviço em TA, sendo este um meio para facilitar e apoiar o envolvimento no desempenho ocupacional de uma criança com a Síndrome de Dandy-Walker, enquanto estratégia na intervenção terapêutica ocupacional. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53095 |
Appears in Collections: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
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