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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53095

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARCELINO, juliana Fonsêca de Queiroz-
dc.contributor.authorMOURA, Letícia Apolinario-
dc.date.accessioned2023-10-20T16:52:03Z-
dc.date.available2023-10-20T16:52:03Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.date.submitted2023-05-03-
dc.identifier.citationMOURA, Letícia Apolinario de. Contribuições do serviço em tecnologia assistiva para o desempenho ocupacional de uma criança com a Síndrome de Dandy-walker nas atividades de vida diária e na educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53095-
dc.description.abstractIntrodução: A Síndrome de Dandy-Walker é uma anomalia congênita rara, com malformação no corpo caloso, afetando o Sistema Nervoso Central, causando atraso no desenvolvimento psicomotor. Dessa forma, a realização das atividades de vida diária é prejudicada, fazendo-se necessária a atuação da Terapia Ocupacional na prestação do serviço em Tecnologia Assistiva (TA) para promoção de independência e autonomia nessa ocupação. Objetivo: Descrever alternativas em TA para facilitar o desempenho ocupacional de uma criança com Síndrome de Dandy-Walker. Método: A pesquisa trata-se de um estudo de caso único, de natureza aplicada, exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos, foi utilizado o Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos - GODP. O presente estudo aconteceu na Organização Não Governamental (ONG) Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR), no Laboratório de Tecnologia Assistiva e Terapia Ocupacional (LabTATO) do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPE e no domicílio da criança. Foi realizada avaliação da criança, seguida de uma análise das atividades observadas, que evidenciou habilidades a serem desenvolvidas e fundamentou a geração de alternativas em TA. Resultados: A criança é dependente em todas as atividades, com maior participação na alimentação e mobilidade funcional, sendo pensadas como alternativa em TA prato com borda elevada e antiderrapante, talher engrossador com curvatura e um andador articulado. Conclusão: Tendo em vista a dependência da criança nas ocupações, entende-se a relevância do serviço em TA, sendo este um meio para facilitar e apoiar o envolvimento no desempenho ocupacional de uma criança com a Síndrome de Dandy-Walker, enquanto estratégia na intervenção terapêutica ocupacional.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividades Diáriaspt_BR
dc.subjectSíndrome de Dandy-Walkerpt_BR
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.subjectRelato de Casopt_BR
dc.titleContribuições do serviço em tecnologia assistiva para o desempenho ocupacional de uma criança com a Síndrome de Dandy-walker nas atividades de vida diária e na educaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=F8B9EE8B61B9E4EB171BB6B49260F349pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0812126417726702pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Dandy-Walker Syndrome is a rare congenital anomaly, with malformation in the corpus callosum, affecting the Central Nervous System, causing delay in psychomotor development. Thus, the performance of activities of daily living is impaired, making it necessary for Occupational Therapy to provide services in Assistive Technology (AT) to promote independence and autonomy in this occupation. Objective: To describe AT alternatives to facilitate the occupational performance of a child with Dandy-Walker Syndrome. Method: The research is a single case study, of an applied, exploratory and descriptive nature. As for the technical procedures, the Guidance Guide for Project Development - GODP was used. The present study took place at the Non-Governmental Organization (NGO) Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR), at the Laboratory of Assistive Technology and Occupational Therapy (LabTATO) of the Department of Occupational Therapy at UFPE and at the child's home. An evaluation of the child was carried out, followed by an analysis of the activities observed, which showed skills to be developed and supported the generation of alternatives in AT. Results: The child is dependent in all activities, with greater participation in feeding and functional mobility, being thought as an alternative in TA plate with raised and non-slip edge, thickening cutlery with curvature and an articulated walker. Conclusion: In view of the child's dependence on occupations, the relevance of the AT service is understood, which is a means to facilitate and support the involvement in the occupational performance of a child with Dandy-Walker Syndrome, as a strategy in the intervention occupational therapy.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-1517-9395pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

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