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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53068
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Título: | Processo de avaliação formativa no ensino-aprendizagem : PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência durante o subprojeto de educação física no Colégio de Aplicação da UFPE |
Autor(es): | RAMOS, Thiago Feitosa |
Palavras-chave: | PIBID; Avaliação Formativa; Formação Docente; Educação Física |
Data do documento: | 26-Set-2023 |
Citação: | RAMOS, Thiago Feitosa. Processo de avaliação formativa no ensino-aprendizagem: PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência durante o subprojeto de educação física no Colégio de Aplicação da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente estudo investigou o processo de avaliação formativa no ensino-aprendizagem, focalizando o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Subprojeto de Educação Física do Colégio de Aplicação da UFPE. Fundamentado na compreensão da educação como prática social inserida em contextos culturais, econômicos e políticos, a presente pesquisa perspectivou analisar os elementos constitutivos desse processo e compreender os princípios que o norteiam. Além disso, buscou identificar as percepções dos pibidianos(as) e a natureza das tarefas e estratégias envolvidas nessa prática. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa de Trabalho de Concluso de Curso II, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, como base na análise bibliográfica-documental, onde nos apropriamos dos conceitos-chave da abordagem etnometodológica, sendo a Entrevista Narrativa como estratégia de coleta de dados, que foi direcionada pelo Texto Norteador, a partir de ideias crítico-reflexivas. As entrevistas foram realizadas com estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física que participaram do PIBID do Subprojeto de Educação Física-UFPE do Edital 2020-2022. Os resultados dessa pesquisa destacam o papel transformador do PIBID, indo além da observação de aulas, proporcionando uma imersão significativa no ambiente escolar. A avaliação formativa surge como elemento central, promovendo uma educação mais inclusiva e humanizadora. Os atores reconhecem a importância de considerar o conhecimento prévio de cada estudante no contexto escolar, evitando uma abordagem padronizada e valorizando a diversidade de trajetórias e bagagens históricas. Este estudo oferece compreensões e reflexões valiosas sobre como a avaliação formativa se materializa no PIBID, influenciando positivamente a prática docente e contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53068 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
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