Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53068
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FRANÇA, Tereza Luiza de | - |
dc.contributor.author | RAMOS, Thiago Feitosa | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T16:52:10Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T16:52:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-18 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Thiago Feitosa. Processo de avaliação formativa no ensino-aprendizagem: PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência durante o subprojeto de educação física no Colégio de Aplicação da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53068 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo investigou o processo de avaliação formativa no ensino-aprendizagem, focalizando o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Subprojeto de Educação Física do Colégio de Aplicação da UFPE. Fundamentado na compreensão da educação como prática social inserida em contextos culturais, econômicos e políticos, a presente pesquisa perspectivou analisar os elementos constitutivos desse processo e compreender os princípios que o norteiam. Além disso, buscou identificar as percepções dos pibidianos(as) e a natureza das tarefas e estratégias envolvidas nessa prática. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa de Trabalho de Concluso de Curso II, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, como base na análise bibliográfica-documental, onde nos apropriamos dos conceitos-chave da abordagem etnometodológica, sendo a Entrevista Narrativa como estratégia de coleta de dados, que foi direcionada pelo Texto Norteador, a partir de ideias crítico-reflexivas. As entrevistas foram realizadas com estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física que participaram do PIBID do Subprojeto de Educação Física-UFPE do Edital 2020-2022. Os resultados dessa pesquisa destacam o papel transformador do PIBID, indo além da observação de aulas, proporcionando uma imersão significativa no ambiente escolar. A avaliação formativa surge como elemento central, promovendo uma educação mais inclusiva e humanizadora. Os atores reconhecem a importância de considerar o conhecimento prévio de cada estudante no contexto escolar, evitando uma abordagem padronizada e valorizando a diversidade de trajetórias e bagagens históricas. Este estudo oferece compreensões e reflexões valiosas sobre como a avaliação formativa se materializa no PIBID, influenciando positivamente a prática docente e contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. | pt_BR |
dc.format.extent | 75p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Formativa | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.title | Processo de avaliação formativa no ensino-aprendizagem : PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência durante o subprojeto de educação física no Colégio de Aplicação da UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CORREIA, Sandra Cristhianne França | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0546618431458795 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8809406318062867 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This present study investigated the formative assessment process in teaching and learning, focusing on the Teaching Initiation Scholarships Program (PIBID) in the Physical Education Subproject of the Application School of UFPE. Based on the understanding of education as a social practice embedded in cultural, economic, and political contexts, this research aimed to analyze the constitutive elements of this process and understand the principles that guide it. Additionally, it sought to identify the perceptions of PIBID participants and the nature of the tasks and strategies involved in this practice. Regarding the methodological procedures, the research for the Conclusion of Course II is a qualitative study, based on bibliographic-documentary analysis, where we appropriated the key concepts of the ethnomethodological approach, with Narrative Interview as a data collection strategy, guided by critical-reflective ideas from the Guiding Text. The interviews were conducted with students from the Physical Education Teaching Program who participated in the PIBID of the Physical Education Subproject-UFPE from the 2020-2022 Call. The results of this research highlight the transformative role of PIBID, going beyond classroom observation, providing a meaningful immersion in the school environment. Formative assessment emerges as a central element, promoting a more inclusive and humanizing education. The participants recognize the importance of considering each student's prior knowledge in the school context, avoiding a standardized approach and valuing the diversity of trajectories and historical backgrounds. This study offers valuable insights and reflections on how formative assessment materializes in PIBID, positively influencing teaching practice and contributing to the formation of critical and reflective citizens. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9013851839614510 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0007-4790-767X | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC THIAGO FEITOSA RAMOS.pdf | 874,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons