Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53066

Share on

Title: Apresentação da peça “A Vida de Galileu” como ferramenta didática para ensino de fundamentos da mecânica clássica.
Authors: SANTOS, Rosenildo Betuel Sanguineto da Silva
Keywords: Ludicidade; Bertolt Brecht; Proposta didática; A vida de Galileu
Issue Date: 28-Sep-2013
Citation: SANTOS, Rosenildo Betuel Sanguiento da Silva. Apresentação da peça “A Vida de Galileu” como ferramenta didática para ensino de fundamentos da mecânica clássica.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Física - Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru-PE, 2023.
Abstract: O presente trabalho parte do pressuposto que um dos desafios do trabalho docente de física é despertar a motivação para que os estudantes do Ensino Médio busquem construir o conhecimento de forma satisfatória. É notório que indivíduos diferentes apresentam interesses por diversas áreas do conhecimento, alguns estudantes identificam-se como: “sou das humanas” ou “sou das exatas”, desse modo, o docente pode perceber que não é possível utilizar sempre as mesmas, e tradicionais, metodologias e ferramentas didáticas, já que pode não se demonstrar eficaz no ensino. Como proposta didática foi apresentada a obra teatral “A vida de Galileu”, escrita por Bertolt Brecht, para contextualizar historicamente a imersão de Galileu Galilei ao desenvolver suas contribuições para as ciências. A escolha da obra de Brecht se deu como possibilidade lúdica para apresentar não somente os conceitos desenvolvidos por Galileu, mas mostrar também para os estudantes quem era Galileu, com a finalidade de despertar o interesse dos estudantes que naturalmente se identificam com as ciências da natureza, mas também atingir principalmente aqueles que demonstram preferência pelas ciências humanas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53066
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia - 18-10-23.pdf597,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons