Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53066
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Rosenildo Betuel Sanguineto da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T16:31:46Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T16:31:46Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-03 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rosenildo Betuel Sanguiento da Silva. Apresentação da peça “A Vida de Galileu” como ferramenta didática para ensino de fundamentos da mecânica clássica.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Física - Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru-PE, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53066 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho parte do pressuposto que um dos desafios do trabalho docente de física é despertar a motivação para que os estudantes do Ensino Médio busquem construir o conhecimento de forma satisfatória. É notório que indivíduos diferentes apresentam interesses por diversas áreas do conhecimento, alguns estudantes identificam-se como: “sou das humanas” ou “sou das exatas”, desse modo, o docente pode perceber que não é possível utilizar sempre as mesmas, e tradicionais, metodologias e ferramentas didáticas, já que pode não se demonstrar eficaz no ensino. Como proposta didática foi apresentada a obra teatral “A vida de Galileu”, escrita por Bertolt Brecht, para contextualizar historicamente a imersão de Galileu Galilei ao desenvolver suas contribuições para as ciências. A escolha da obra de Brecht se deu como possibilidade lúdica para apresentar não somente os conceitos desenvolvidos por Galileu, mas mostrar também para os estudantes quem era Galileu, com a finalidade de despertar o interesse dos estudantes que naturalmente se identificam com as ciências da natureza, mas também atingir principalmente aqueles que demonstram preferência pelas ciências humanas. | pt_BR |
dc.format.extent | 52p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Bertolt Brecht | pt_BR |
dc.subject | Proposta didática | pt_BR |
dc.subject | A vida de Galileu | pt_BR |
dc.title | Apresentação da peça “A Vida de Galileu” como ferramenta didática para ensino de fundamentos da mecânica clássica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0893933364926414 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work identified that one of the challenges of teaching physics is to awaken the motivation for high school students to seek to build knowledge in a satisfactory way. It is clear that different individuals have interests in different areas of knowledge; Some students identify themselves as: “I'm from the humanities” or “I'm from the exact sciences”, so the teacher can realize that it is not possible to always use the same, traditional, methodologies and teaching tools, as they may not prove to be effective in teaching. As a didactic proposal, the theatrical work “The Life of Galileo”, written by Bertolt Brecht, was presented to present the historical contextualization that Galileo Galilei was immersed in when developing his contributions to the sciences. Brecht's work was chosen as a playful possibility to present not only the concepts developed by Galileo, but also to show students who he was, with the aim of arousing the interest of students who naturally identify with the natural sciences, but also reach mainly those who show a preference for the humanities. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia - 18-10-23.pdf | 597,83 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons