Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53061

Comparte esta pagina

Título : PIBID – Programa De Bolsa Iniciação à Docência : uma experiência exitosa no subprojeto de educação física do curso de Licenciatura em Educação Física UFPE
Autor : SILVA, Marcelo Vinicius de França Gama
Palabras clave : Formação Docente; PIBID; Educação Física
Fecha de publicación : 26-sep-2023
Citación : SILVA, Marcelo Vinícius de França Gama. PIBID - Programa de Bolsa Iniciação à Docência: uma experiência exitosa no subprojeto de Educação Física do curso de licenciatura em Educação Física UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID é considerado pelas instituições de ensino, no seio da Graduação em Licenciatura, como uma ação de política pública, implementada pelo Ministério da Educação, que visa a inserção no chão da escola dos estudantes das Licenciaturas diversas e que estão na primeira metade do curso. o PIBID objetiva valorizar a formação docente para estreitar laços entre a Educação Básica e o Ensino Superior problematizando as ações junto aos estudantes, potencializando o processo de ensino-aprendizagem e consolidando as relações teórico-práticas. Reconhecendo as problemáticas e nuances da Graduação em Licenciatura, mas especificamente em Educação Física, o interesse em investigar as práticas exitosas no PIBID Subprojeto Educação Física da UFPE resultou na construção desse trabalho visando a socialização de como o PIBID se materializa na perspectiva da formação crítica-libertadora-democrática. O objetivo é analisar as estratégias teórico-metodológicas exitosas durante o quefazer do PIBID – Programa de Iniciação à Docência no período de 2018-2022 e seus potenciais emancipatórios na formação dos(as) pibidianos(as) docentes do Subprojeto do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco. A pesquisa adota um caráter qualitativo, tomamos como base metodológica a Etnometodologia para orientar os olhares e escutas e para colher essas informações optamos pela entrevista narrativa. O PIBID supriu lacunas significativas na formação docente dos egressos do curso de licenciatura em Educação Física da UFPE, visamos chamar a atenção para a relevância de um currículo que, efetivamente, prepare os estudantes para a realidade do contexto educacional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53061
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC II - Marcelo Vinícius de França Gama Silva.docx.pdf702,88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons