Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53061

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANÇA, Tereza Luiza de-
dc.contributor.authorSILVA, Marcelo Vinicius de França Gama-
dc.date.accessioned2023-10-18T16:16:11Z-
dc.date.available2023-10-18T16:16:11Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2023-10-17-
dc.identifier.citationSILVA, Marcelo Vinícius de França Gama. PIBID - Programa de Bolsa Iniciação à Docência: uma experiência exitosa no subprojeto de Educação Física do curso de licenciatura em Educação Física UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53061-
dc.description.abstractO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID é considerado pelas instituições de ensino, no seio da Graduação em Licenciatura, como uma ação de política pública, implementada pelo Ministério da Educação, que visa a inserção no chão da escola dos estudantes das Licenciaturas diversas e que estão na primeira metade do curso. o PIBID objetiva valorizar a formação docente para estreitar laços entre a Educação Básica e o Ensino Superior problematizando as ações junto aos estudantes, potencializando o processo de ensino-aprendizagem e consolidando as relações teórico-práticas. Reconhecendo as problemáticas e nuances da Graduação em Licenciatura, mas especificamente em Educação Física, o interesse em investigar as práticas exitosas no PIBID Subprojeto Educação Física da UFPE resultou na construção desse trabalho visando a socialização de como o PIBID se materializa na perspectiva da formação crítica-libertadora-democrática. O objetivo é analisar as estratégias teórico-metodológicas exitosas durante o quefazer do PIBID – Programa de Iniciação à Docência no período de 2018-2022 e seus potenciais emancipatórios na formação dos(as) pibidianos(as) docentes do Subprojeto do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco. A pesquisa adota um caráter qualitativo, tomamos como base metodológica a Etnometodologia para orientar os olhares e escutas e para colher essas informações optamos pela entrevista narrativa. O PIBID supriu lacunas significativas na formação docente dos egressos do curso de licenciatura em Educação Física da UFPE, visamos chamar a atenção para a relevância de um currículo que, efetivamente, prepare os estudantes para a realidade do contexto educacional.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titlePIBID – Programa De Bolsa Iniciação à Docência : uma experiência exitosa no subprojeto de educação física do curso de Licenciatura em Educação Física UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCORREIA, Sandra Cristhianne França-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5943069848123556pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8809406318062867pt_BR
dc.description.abstractxThe Institutional Program for Initiation Scholarships in Teaching (PIBID) is considered by educational institutions, within the framework of undergraduate teaching degrees, as a public policy initiative implemented by the Ministry of Education. Its aim is to introduce students from various teaching degree programs, who are in the first half of their courses, to the school environment. PIBID seeks to enhance teacher training, strengthen the connection between Basic Education and Higher Education, problematize actions with students, enhance the teaching-learning process, and solidify the theoretical-practical relationships. Recognizing the challenges and nuances of undergraduate teaching degrees, specifically in Physical Education, the interest in investigating successful practices in the PIBID Subproject for Physical Education at UFPE (Federal University of Pernambuco) has led to the development of this work. Its purpose is to share how PIBID is realized from the perspective of critical, liberating, and democratic education. The objective is to analyze the successful theoretical and methodological strategies during the implementation of PIBID – the Teaching Initiation Program from 2018 to 2022, and its potential for emancipatory effects in the training of prospective teachers within the Physical Education degree program at UFPE.This research follows a qualitative approach, using Ethnomethodology as a methodological foundation to guide observations and interviews. PIBID has filled significant gaps in the teacher training of graduates from the Physical Education program at UFPE, and it highlights the importance of a curriculum that effectively prepares students for the reality of the educational context.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9013851839614510pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC II - Marcelo Vinícius de França Gama Silva.docx.pdf702,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons