Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53034

Compartilhe esta página

Título: Efeito hipotensor do alongamento estático em indivíduos de meia idade e idosos hipertensos : uma revisão integrativa
Autor(es): TAVARES, Evelyne dos Santos
Palavras-chave: idosos; adultos de meia idade; exercícios de alongamento muscular; hipertensão arterial sistêmica
Data do documento: 27-Set-2023
Citação: TAVARES, Evelyne dos Santos. Efeito hipotensor do alongamento estático em indivíduos de meia idade e idosos hipertensos: uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica não transmissível multifatorial, caracterizada por altos e persistentes níveis da pressão arterial (PA). No Brasil a HAS é a segunda doença crônica mais prevalente em indivíduos com mais de 60 anos, sendo 65% dos idosos hipertensos. Os exercícios aeróbios e resistidos dinâmicos promovem diminuição da PA, por isso recomenda-se que hipertensos realizem essas modalidades diariamente. Entretanto, junto a esses treinamentos é recomendado a realização de sessões de alongamentos estáticos, a fim de beneficiar a extensibilidade muscular. Além de promover benefícios à integralidade osteoarticular, pesquisas recentes demonstram que o estiramento muscular parece promover alterações cardiovasculares que favorecem o fluxo sanguíneo. Contudo ainda está incerto quais os efeitos agudos e crônicos que o alongamento estático exerce sobre a PA. O presente trabalho, teve como objetivo verificar na literatura os efeitos hipotensores promovidos por sessões e ou programas de alongamentos estáticos em adultos de meia idade e idosos hipertensos. Para isto, a metodologia utilizada foi uma revisão integrativa realizada por meio de buscas nas bases de dados Pubmed e Web Of Science. Como resultados, foram extraídos das bases de dados 70 artigos inicialmente, após aplicados os critérios de elegibilidade, 3 estudos atenderam os critérios. Através destes estudos observamos divergências em relação aos efeitos do alongamento sobre os níveis pressóricos dos participantes destes estudos. Apenas foi relatado em um estudo redução da PA após exercícios de alongamentos. Com isso não está claro na literatura se o alongamento promove efeitos hipotensores em hipertensos de meia idade ou idosos, sugerindo assim que mais investigações são necessárias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53034
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
organized.pdf499,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons