Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53028
Share on
Title: | Adaptação de recursos didáticos para alunos com deficiência visual como estratégia metodológica para o ensino de zoologia: uma abordagem sobre os tetrápodes |
Authors: | LIMA, Irlla stefany Nascimento de |
Keywords: | Educação inclusiva; Deficiência visual; Modelos didáticos adaptados; Ferramenta pedagógica; Tetrápodes |
Issue Date: | 2-Oct-2023 |
Citation: | LIMA, Irlla Stefany Nascimento de. Adaptações de recursos didáticos para alunos com deficiência visual como estratégia metodológica para o ensino de zoologia: uma abordagem sobre os tetrápodes. 2023. 46 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo principal apresentar materiais acessíveis no campo da Ciências e da Biologia por meio de modelos didáticos sobre os Tetrápodes para estudantes com deficiência visual, além de descrever o processo de produção do material adaptado com recursos de ampliação e colocações táteis, texturas e transcrição em braille. Desta forma, esses estudantes necessitam de recursos adaptados, podendo realizar o conhecimento tátil, auditivo, gustativo, e outros, além do uso da escrita em braile como garantia de acesso ao processo igualitário de ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares. Sendo assim, acredita-se que é direito de todos ter acesso aos processos de ensino e aprendizagem com uso de materiais e ferramentas didáticas de acordo com suas necessidades específicas, o que vem reforçar a importância da adaptação de materiais para o ensino dos Tetrápodes. Por meio de uma pesquisa nos livros didáticos do ensino fundamental e ensino médio foram visualizadas imagens correspondentes aos conteúdos abordados na pesquisa, no entanto, não foi possível encontrar nenhuma imagem adaptada nos referidos livros, mostrando a escassez dessas práticas pedagógicas. Com isso, apontar uma proposta pedagógica por meio de materiais adaptados no ensino de ciências e da biologia que respeita e inclua as necessidades específicas dos estudantes com deficiência visual. Destarte, esses materiais tem o fito de incluí-los e proporcionar uma ferramenta pedagógica que possibilite a compreensão do conteúdo bem como a permanência na escola regular, permitindo a igualdade da aprendizagem de forma autônoma. A avaliação por esses estudantes dos materiais adaptados, criados para esta pesquisa, não foram aplicados, mas, estarão à disposição dos docentes de Ciências Biológicas da rede pública de ensino. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53028 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Irlla Stefany Nascimento de Lima (1).pdf | 944,06 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License