Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53028

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorLIMA, Irlla stefany Nascimento de-
dc.date.accessioned2023-10-18T11:23:28Z-
dc.date.available2023-10-18T11:23:28Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.date.submitted2023-10-17-
dc.identifier.citationLIMA, Irlla Stefany Nascimento de. Adaptações de recursos didáticos para alunos com deficiência visual como estratégia metodológica para o ensino de zoologia: uma abordagem sobre os tetrápodes. 2023. 46 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53028-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal apresentar materiais acessíveis no campo da Ciências e da Biologia por meio de modelos didáticos sobre os Tetrápodes para estudantes com deficiência visual, além de descrever o processo de produção do material adaptado com recursos de ampliação e colocações táteis, texturas e transcrição em braille. Desta forma, esses estudantes necessitam de recursos adaptados, podendo realizar o conhecimento tátil, auditivo, gustativo, e outros, além do uso da escrita em braile como garantia de acesso ao processo igualitário de ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares. Sendo assim, acredita-se que é direito de todos ter acesso aos processos de ensino e aprendizagem com uso de materiais e ferramentas didáticas de acordo com suas necessidades específicas, o que vem reforçar a importância da adaptação de materiais para o ensino dos Tetrápodes. Por meio de uma pesquisa nos livros didáticos do ensino fundamental e ensino médio foram visualizadas imagens correspondentes aos conteúdos abordados na pesquisa, no entanto, não foi possível encontrar nenhuma imagem adaptada nos referidos livros, mostrando a escassez dessas práticas pedagógicas. Com isso, apontar uma proposta pedagógica por meio de materiais adaptados no ensino de ciências e da biologia que respeita e inclua as necessidades específicas dos estudantes com deficiência visual. Destarte, esses materiais tem o fito de incluí-los e proporcionar uma ferramenta pedagógica que possibilite a compreensão do conteúdo bem como a permanência na escola regular, permitindo a igualdade da aprendizagem de forma autônoma. A avaliação por esses estudantes dos materiais adaptados, criados para esta pesquisa, não foram aplicados, mas, estarão à disposição dos docentes de Ciências Biológicas da rede pública de ensino.pt_BR
dc.format.extent44ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectModelos didáticos adaptadospt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectTetrápodespt_BR
dc.titleAdaptação de recursos didáticos para alunos com deficiência visual como estratégia metodológica para o ensino de zoologia: uma abordagem sobre os tetrápodespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coUEJIMA, Angelica Maria Kazue-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7358370488380585pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8308573861640975pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this work is to present accessible materials in the field of Science and Biology through didactic models about Tetrapods for visually impaired students, in addition to describing the production process of the adapted material with magnification resources and tactile placements, textures and transcription in braille. In this way, these students need adapted resources, being able to carry out tactile, auditory, gustatory knowledge, and others, in addition to the use of writing in Braille as a guarantee of access to the egalitarian process of teaching and learning curricular contents. Therefore, it is believed that it is everyone's right to have access to teaching and learning processes with the use of didactic materials and tools according to their specific needs, which reinforces the importance of adapting materials for the teaching of Tetrapods. Through a search in the textbooks of elementary and high school, images corresponding to the contents addressed in the research were visualized, however, it was not possible to find any adapted image in these books, showing the scarcity of these pedagogical practices. Thus, to point out a pedagogical proposal through adapted materials in the teaching of science and biology that respects and includes the specific needs of students with visual impairment. Thus, these materials aim to include them and provide a pedagogical tool that enables the understanding of the content as well as the permanence in the regular school, allowing the equality of learning autonomously. The evaluation by these students of the adapted materials, created for this research, was not applied, but will be available to the teachers of Biological Sciences in the public school system.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4686915406026283pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Irlla Stefany Nascimento de Lima (1).pdf944,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons