Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52962

Compartilhe esta página

Título: Literatura cordel como recurso didático para o ensino de fungos no ensino médio
Autor(es): SILVA, Diego Filipe da
Palavras-chave: Fungos; Ensino Médio; Literatura de Cordel; Recurso Didático
Data do documento: 4-Out-2023
Citação: SILVA, Diego Filipe da. Literatura cordel como recurso didático para o ensino de fungos no ensino médio. 2023. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitoria, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2023.
Abstract: A micologia é a ciência que se dedica ao estudo dos fungos, e ensinar esse tema pode ser um desafio, já que é uma disciplina complexa, com muitos detalhes para se compreender. Além disso, muitas vezes é abordada de maneira tradicional apenas expositiva no ensino médio, com imagens sem associação com a dinâmica da vida do estudante, o que leva a uma aprendizagem parcial e não favorece a construção efetiva do conhecimento sobre os fungos. Nesse contexto, os recursos didáticos desempenham um papel importante no apoio ao ensino. A Literatura de Cordel, como um recurso didático, pode ser uma ferramenta valiosa para auxiliar no ensino dos fungos no ensino médio, ao mesmo tempo que promove o resgate da cultura regional. O objetivo do trabalho foi desenvolver cordéis voltados para o ensino de fungos no ensino médio, utilizando uma linguagem apropriada e baseando-se em livros didáticos de ciências para as séries finais. Seguindo as regras de metrificação dos versos de cordel, optou-se pela modalidade de sextilha, onde o segundo, quarto e sexto versos rimam entre si, enquanto o primeiro, terceiro e quinto versos não rimam, criando assim rimas e abordando o conteúdo de forma adequada para os estudantes do ensino fundamental. Com essa abordagem, foram produzidos dois cordéis intitulados: ” Meu pão verde” e “É planta? É animal? É FUNGO!!!” que destacam as características e informações principais sobre os fungos, relacionando a temática com a vida cotidiana dos alunos, buscando uma aprendizagem significativa. A Literatura de Cordel, sendo um recurso de baixo custo, estimula a criatividade dos estudantes e os faz refletir sobre o conteúdo apresentado. Isso rompe com o ensino tradicional e torna a aprendizagem mais envolvente e divertida, como no caso dos fungos. Além disso, a Literatura de Cordel pode enriquecer as práticas pedagógicas e ao mesmo tempo contribuir para a preservação da cultura nordestina.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52962
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DIEGO FILIPE DA SILVA.pdf215,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons