Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52962

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Idjane de Santana-
dc.contributor.authorSILVA, Diego Filipe da-
dc.date.accessioned2023-10-16T17:45:49Z-
dc.date.available2023-10-16T17:45:49Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-10-12-
dc.identifier.citationSILVA, Diego Filipe da. Literatura cordel como recurso didático para o ensino de fungos no ensino médio. 2023. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitoria, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52962-
dc.description.abstractA micologia é a ciência que se dedica ao estudo dos fungos, e ensinar esse tema pode ser um desafio, já que é uma disciplina complexa, com muitos detalhes para se compreender. Além disso, muitas vezes é abordada de maneira tradicional apenas expositiva no ensino médio, com imagens sem associação com a dinâmica da vida do estudante, o que leva a uma aprendizagem parcial e não favorece a construção efetiva do conhecimento sobre os fungos. Nesse contexto, os recursos didáticos desempenham um papel importante no apoio ao ensino. A Literatura de Cordel, como um recurso didático, pode ser uma ferramenta valiosa para auxiliar no ensino dos fungos no ensino médio, ao mesmo tempo que promove o resgate da cultura regional. O objetivo do trabalho foi desenvolver cordéis voltados para o ensino de fungos no ensino médio, utilizando uma linguagem apropriada e baseando-se em livros didáticos de ciências para as séries finais. Seguindo as regras de metrificação dos versos de cordel, optou-se pela modalidade de sextilha, onde o segundo, quarto e sexto versos rimam entre si, enquanto o primeiro, terceiro e quinto versos não rimam, criando assim rimas e abordando o conteúdo de forma adequada para os estudantes do ensino fundamental. Com essa abordagem, foram produzidos dois cordéis intitulados: ” Meu pão verde” e “É planta? É animal? É FUNGO!!!” que destacam as características e informações principais sobre os fungos, relacionando a temática com a vida cotidiana dos alunos, buscando uma aprendizagem significativa. A Literatura de Cordel, sendo um recurso de baixo custo, estimula a criatividade dos estudantes e os faz refletir sobre o conteúdo apresentado. Isso rompe com o ensino tradicional e torna a aprendizagem mais envolvente e divertida, como no caso dos fungos. Além disso, a Literatura de Cordel pode enriquecer as práticas pedagógicas e ao mesmo tempo contribuir para a preservação da cultura nordestina.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFungospt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectLiteratura de Cordelpt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.titleLiteratura cordel como recurso didático para o ensino de fungos no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5131850918162406pt_BR
dc.description.abstractxMycology is the science dedicated to the study of fungi, and teaching this subject can be a challenge, as it is a complex discipline with many details to understand. In addition, it is often approached in a traditional, expository way in high school, with images that are not associated with the dynamics of the student's life, which leads to partial learning and does not favor the effective construction of knowledge about fungi. In this context, teaching resources play an important role in supporting teaching. Cordel literature, as a didactic resource, can be a valuable tool to help teach fungi in high school, while at the same time promoting the revival of regional culture. The aim of this work was to develop cordels aimed at teaching fungi in secondary schools, using appropriate language and based on science textbooks for the final grades. Following the rules of metrification of cordel verses, we opted for the sextile modality, where the second, fourth and sixth verses rhyme with each other, while the first, third and fifth verses do not rhyme, thus creating rhymes and addressing the content in a way that is suitable for elementary school students. With this approach, two cordels were produced entitled: "My green bread" and "Is it a plant? Is it an animal? It's fungus!!!" which highlight the main characteristics and information about fungi, relating the theme to the students' everyday lives, seeking meaningful learning. Cordel literature, being a low-cost resource, stimulates students' creativity and makes them reflect on the content presented. This breaks with traditional teaching and makes learning more engaging and fun, as in the case of fungi. In addition, Cordel Literature can enrich teaching practices and at the same time contribute to the preservation of northeast Brazil culture.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DIEGO FILIPE DA SILVA.pdf215,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons