Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52958

Compartilhe esta página

Título: Uberização e Relação de Emprego: um breve estudo acerca da possibilidade do vínculo empregatício entre os motoristas de aplicativo e a Uber, à luz de decisão do Tribunal Superior do Trabalho
Autor(es): ALMEIDA, Alexandre Vital de
Palavras-chave: Uberização; Relação de Emprego; Vínculo Empregatício
Data do documento: 20-Set-2023
Citação: ALMEIDA, Alexandre Vital de. Uberização e Relação de Emprego: um breve estudo acerca da possibilidade do vínculo empregatício entre os motoristas de aplicativo e a Uber, à luz de decisão do Tribunal Superior do Trabalho. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente pesquisa discutiu sobre uberização e relação de emprego: um breve estudo acerca da possibilidade do vínculo empregatício entre os motoristas de aplicativo e a Uber, à luz de decisão do Tribunal Superior do Trabalho. As discussões acerca deste tema se justificam em razão de sua relevância e importância social, científica e acadêmica. Tendo em vista que estudou a possibilidade do vínculo empregatício entre os motoristas de aplicativo e a Uber, bem como mostrou a necessidade de implementação de leis que visem assegurar os benefícios e direitos trabalhistas para a categoria de motoristas. Sendo assim, o objetivo geral do presente estudo foi analisar a possibilidade de vínculo empregatício entre os motoristas de aplicativo e a Uber, e, para tanto, foi necessário apresentar o conceito de uberização, explanar sobre os elementos fático-jurídicos da relação de emprego presentes no artigo 3º da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), e analisar decisão judicial do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre o reconhecimento do vínculo empregatício entre o motorista de aplicativo e a Uber. Realizou-se, então, uma pesquisa do tipo bibliográfica com o método dedutivo. Diante disso, foi possível verificar que existe a possibilidade do vínculo empregatício entre os motoristas de aplicativo e a Uber.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52958
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alexandre Vital de Almeida.pdf702,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons