Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52949

Compartilhe esta página

Título: Validação e vivência da sequência didática: álcool na adolescência, trabalhando o conteúdo químico de função orgânica álcool a partir de abordagem problematizadora de Paulo Freire
Autor(es): SANTANA, Bruno Henrique
Palavras-chave: Sequência didática; Paulo Freire; Educação problematizadora; Alcoolismo; Ensino de ciências
Data do documento: 28-Set-2023
Citação: SATANA, Bruno Henrique. Validação e vivência da sequência didática: álcool na adolescência, trabalhando o conteúdo químico de função orgânica álcool a partir de abordagem problematizadora de Paulo Freire. 2023. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Química - Licenciatura, Departamento de Química Fundamental, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Neste estudo, foi avaliada uma sequência didática elaborada com base na perspectiva educacional problematizadora de Paulo Freire a partir de uma visão do modelo instrucional 5E para entender suas potencialidades, com foco na abordagem do tema do alcoolismo na adolescência. A pesquisa foi realizada em três etapas essenciais. Primeiramente, foram coletados dados demográficos sobre o consumo de álcool entre adolescentes na região da cidade do Recife. Em seguida, a sequência foi validada teoricamente com base no modelo 5E, visando verificar sua capacidade de envolver os estudantes e promover o desenvolvimento do pensamento crítico. Por fim, a sequência didática foi aplicada em sala de aula, onde se constatou seu potencial em estimular o pensamento crítico dos estudantes, embora o engajamento tenha sido menor que o esperado, possivelmente pela falta de vínculo prévio com o aplicador da sequência. Os resultados evidenciaram a relevância de abordar questões sociais no ambiente escolar, destacando o papel importante da educação na formação de cidadãos críticos e conscientes. Além disso, a pesquisa ressalta a necessidade de estabelecer relações interpessoais sólidas entre professores e estudantes para fomentar um ambiente de aprendizado inclusivo e eficaz.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52949
Aparece nas coleções:(TCC) - Química (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bruno Henrique Satana.pdf3,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons