Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52949

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUEDES, Marília Gabriela de Menezes-
dc.contributor.authorSANTANA, Bruno Henrique-
dc.date.accessioned2023-10-16T13:46:52Z-
dc.date.available2023-10-16T13:46:52Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2023-10-10-
dc.identifier.citationSATANA, Bruno Henrique. Validação e vivência da sequência didática: álcool na adolescência, trabalhando o conteúdo químico de função orgânica álcool a partir de abordagem problematizadora de Paulo Freire. 2023. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Química - Licenciatura, Departamento de Química Fundamental, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52949-
dc.description.abstractNeste estudo, foi avaliada uma sequência didática elaborada com base na perspectiva educacional problematizadora de Paulo Freire a partir de uma visão do modelo instrucional 5E para entender suas potencialidades, com foco na abordagem do tema do alcoolismo na adolescência. A pesquisa foi realizada em três etapas essenciais. Primeiramente, foram coletados dados demográficos sobre o consumo de álcool entre adolescentes na região da cidade do Recife. Em seguida, a sequência foi validada teoricamente com base no modelo 5E, visando verificar sua capacidade de envolver os estudantes e promover o desenvolvimento do pensamento crítico. Por fim, a sequência didática foi aplicada em sala de aula, onde se constatou seu potencial em estimular o pensamento crítico dos estudantes, embora o engajamento tenha sido menor que o esperado, possivelmente pela falta de vínculo prévio com o aplicador da sequência. Os resultados evidenciaram a relevância de abordar questões sociais no ambiente escolar, destacando o papel importante da educação na formação de cidadãos críticos e conscientes. Além disso, a pesquisa ressalta a necessidade de estabelecer relações interpessoais sólidas entre professores e estudantes para fomentar um ambiente de aprendizado inclusivo e eficaz.pt_BR
dc.format.extent58 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectEducação problematizadorapt_BR
dc.subjectAlcoolismopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleValidação e vivência da sequência didática: álcool na adolescência, trabalhando o conteúdo químico de função orgânica álcool a partir de abordagem problematizadora de Paulo Freirept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Fábio Henrique Galdino dos-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8371414232822308pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2583749045525643pt_BR
dc.description.abstractxIn this study, a didactic sequence based on Paulo Freire's problem-posing educational perspective and using the 5E instructional model was evaluated to understand its potential, focusing on addressing the issue of alcoholism in adolescence. The research was conducted in three essential stages. Firstly, demographic data on alcohol consumption among teenagers in the Recife city region were collected. Next, the sequence was theoretically validated based on the 5E model, aiming to assess its ability to engage students and promote the development of critical thinking. Finally, the didactic sequence was implemented in the classroom, where its potential to stimulate students' critical thinking was observed, although some may not have fully engaged, perhaps due to a lack of a closer bond with the teacher. The results highlighted the importance of addressing social issues in the school environment, emphasizing the crucial role of education in shaping critical and conscious citizens. Furthermore, the research underscores the need to establish strong interpersonal relationships between teachers and students to foster an inclusive and effective learning environment.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DQF) - Departamento de Química Fundamentalpt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Química (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Química (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Bruno Henrique Satana.pdf3,84 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons