Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5289
Título: Modelo de negociação integrativa de níveis de serviço no contexto de governança corporativa de TI
Autor(es): Lúcia de Andrade Lima, Telma
Palavras-chave: Governança de TI;Outsourcing;Acordo de Níveis de Serviço;Negociação
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lúcia de Andrade Lima, Telma; Costa Morais, Danielle. Modelo de negociação integrativa de níveis de serviço no contexto de governança corporativa de TI. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Atualmente, Tecnologia da Informação (TI) tem assumido um importante papel para o sucesso e a sobrevivência das organizações. Normalmente, as empresas com melhor desempenho implementam uma Governança de TI eficiente para suportar suas estratégias. O aumento da competitividade, a globalização dos mercados, a evolução da tecnologia, a redução de custos, entre outros, contribuem para a contratação de serviços junto a fornecedores externos, através do outsourcing. Acordo de níveis de serviço (Service Level Agreement SLA) é um dos elementos integrados aos contratos de outsourcing e aos mecanismos de governança de TI. Ter um SLA negociado e bem escrito é essencial para o sucesso do outsourcing de TI. O presente trabalho propõe um modelo de negociação integrativa de SLA tendo como base a incorporação de princípios de negociação integrativa nas etapas de um projeto de outsourcing. A relevância do modelo proposto deve-se ao preenchimento da lacuna de pesquisas que associem estes princípios às negociações do SLA. Estes princípios são mais adequados nos ambientes organizacionais sujeitos às relações estáveis ao longo do tempo, onde a comunicação e a confiança entre as partes resultam em elemento de vantagem competitiva, contribuem para um melhor relacionamento e mantêm atitude cooperativa que tendem a criar condições de ganhos mútuos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5289
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3955_1.pdf652,54 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.