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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5289

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta Morais, Danielle pt_BR
dc.contributor.authorLúcia de Andrade Lima, Telmapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:37:53Z-
dc.date.available2014-06-12T17:37:53Z-
dc.date.issued2008-01-31pt_BR
dc.identifier.citationLúcia de Andrade Lima, Telma; Costa Morais, Danielle. Modelo de negociação integrativa de níveis de serviço no contexto de governança corporativa de TI. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5289-
dc.description.abstractAtualmente, Tecnologia da Informação (TI) tem assumido um importante papel para o sucesso e a sobrevivência das organizações. Normalmente, as empresas com melhor desempenho implementam uma Governança de TI eficiente para suportar suas estratégias. O aumento da competitividade, a globalização dos mercados, a evolução da tecnologia, a redução de custos, entre outros, contribuem para a contratação de serviços junto a fornecedores externos, através do outsourcing. Acordo de níveis de serviço (Service Level Agreement SLA) é um dos elementos integrados aos contratos de outsourcing e aos mecanismos de governança de TI. Ter um SLA negociado e bem escrito é essencial para o sucesso do outsourcing de TI. O presente trabalho propõe um modelo de negociação integrativa de SLA tendo como base a incorporação de princípios de negociação integrativa nas etapas de um projeto de outsourcing. A relevância do modelo proposto deve-se ao preenchimento da lacuna de pesquisas que associem estes princípios às negociações do SLA. Estes princípios são mais adequados nos ambientes organizacionais sujeitos às relações estáveis ao longo do tempo, onde a comunicação e a confiança entre as partes resultam em elemento de vantagem competitiva, contribuem para um melhor relacionamento e mantêm atitude cooperativa que tendem a criar condições de ganhos mútuospt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGovernança de TIpt_BR
dc.subjectOutsourcingpt_BR
dc.subjectAcordo de Níveis de Serviçopt_BR
dc.subjectNegociaçãopt_BR
dc.titleModelo de negociação integrativa de níveis de serviço no contexto de governança corporativa de TIpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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