Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52829

Compartilhe esta página

Título: Aspectos nutricionais e alimentares e suas implicações no desenvolvimento de neoplasias gastrointestinais: uma revisão integrativa
Autor(es): OLIVEIRA, Mariana Silva de
Palavras-chave: Neoplasia; Alimentação; Estado nutricional; Prevenção; Fatores de risco
Data do documento: 28-Set-2023
Citação: OLIVEIRA, Mariana Silva de. Aspectos nutricionais e alimentares e suas implicações no desenvolvimento de neoplasias gastrointestinais: uma revisão integrativa. 2023. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Neoplasias gastrointestinais são aquelas que acometem órgãos do trato gástrico, cólon, esôfago, intestino e pâncreas e são caracterizadas pelo desenvolvimento e proliferação anormal das células. Analisar os estudos que abordem os aspectos nutricionais e alimentares que contribuem para o risco ou prevenção do surgimento de neoplasias gastrointestinais foi o objetivo desta revisão integrativa da literatura. Buscou-se dados de artigos científicos indexados nas bases de dados Public Medline (PUBMED), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (portal CAPES) Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, (LILACS), publicados entre 2018 e 2023, na língua inglesa, portuguesa ou espanhola, no qual 17 artigos fizeram parte da revisão. Entre os resultados, dietas com alto teor de gordura, elevado consumo de carboidratos, bem como padrões alimentares pró-inflamatórios, ingestão em excesso de carne vermelha e processadas, consumo de álcool, consumo de legumes e vegetais em conserva, consumo elevado de vitamina B6 e dietas caracterizadas por alimentos quentes, secos, salgados, duros, alimentos grelhados e condimentados e hábito de comer rapidamente foram associados a um maior risco de desenvolvimento. Por outro lado, uma dieta saudável caracterizada por uma adequada ingestão de vegetais, frutas, grãos integrais, legumes, sementes e nozes, peixes e frutos do mar, aves magras, laticínios, ingestão moderada de álcool e baixa ingestão de carne vermelha, óleos de cozinha e açúcares adicionados estão menos associadas ao aparecimento de neoplasias gastrointestinais. Isso demonstra que fatores nutricionais e alimentares têm influência tanto na gênese como na prevenção de neoplasias gastrointestinais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52829
Aparece nas coleções:(TCC) - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mariana Silva de Oliveira.pdf337,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons