Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5280
Título: Uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de telefonia celular
Autor(es): Luna, Valéria Márcia Silveira de
Palavras-chave: Balanced Scorecard; Gestão de desempenho; Indicadores Telecomunicações
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Márcia Silveira de Luna, Valéria; Dumke de Medeiros, Denise. Uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de telefonia celular. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: A variabilidade dos processos, a velocidade, o dinamismo e a ausência de previsão são características atuais do Setor de Prestação de Serviços de Telecomunicações, que podem impulsionar as empresas a atuarem com foco no curto prazo, desviando-as de suas estratégias e impactando negativamente em seus resultados. Diante desse contexto, torna-se imprescindível a adoção de sistemas de medição que possam aferir o desempenho das ações estratégicas, oferecendo feedback aos gestores e demais envolvidos, ampliando o escopo dos indicadores, permitindo uma visão mais abrangente sobre as perspectivas estratégicas da organização, auxiliando-as na busca do alcance de seus metas de longo prazo. O objetivo desse trabalho é propor a aplicação do Balanced Scorecard BSC como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de Telecomunicações, oferecendo uma visão holística da organização, quebrando a estratégia em todos os seus níveis e através das quatro perspectivas do BSC. O modelo apresenta uma proposta de mapa estratégico, evidenciando as relações de causa-efeito para consecução dos macro-objetivos desse ramo de serviços. Também são expostos os indicadores gerais e específicos do setor, e como eles podem ser utilizados para a monitoração do desempenho do negócio, permitindo que essas empresas possam atuar de maneira mais planejada e com maior previsibilidade dos impactos de suas ações
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5280
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3950_1.pdf955,1 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.