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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5280

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dc.contributor.advisorMedeiros, Denise Dumke de pt_BR
dc.contributor.authorLuna, Valéria Márcia Silveira dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:37:51Z
dc.date.available2014-06-12T17:37:51Z
dc.date.issued2008-01-31pt_BR
dc.identifier.citationMárcia Silveira de Luna, Valéria; Dumke de Medeiros, Denise. Uso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de telefonia celular. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5280
dc.description.abstractA variabilidade dos processos, a velocidade, o dinamismo e a ausência de previsão são características atuais do Setor de Prestação de Serviços de Telecomunicações, que podem impulsionar as empresas a atuarem com foco no curto prazo, desviando-as de suas estratégias e impactando negativamente em seus resultados. Diante desse contexto, torna-se imprescindível a adoção de sistemas de medição que possam aferir o desempenho das ações estratégicas, oferecendo feedback aos gestores e demais envolvidos, ampliando o escopo dos indicadores, permitindo uma visão mais abrangente sobre as perspectivas estratégicas da organização, auxiliando-as na busca do alcance de seus metas de longo prazo. O objetivo desse trabalho é propor a aplicação do Balanced Scorecard BSC como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de Telecomunicações, oferecendo uma visão holística da organização, quebrando a estratégia em todos os seus níveis e através das quatro perspectivas do BSC. O modelo apresenta uma proposta de mapa estratégico, evidenciando as relações de causa-efeito para consecução dos macro-objetivos desse ramo de serviços. Também são expostos os indicadores gerais e específicos do setor, e como eles podem ser utilizados para a monitoração do desempenho do negócio, permitindo que essas empresas possam atuar de maneira mais planejada e com maior previsibilidade dos impactos de suas açõespt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBalanced Scorecardpt_BR
dc.subjectGestão de desempenhopt_BR
dc.subjectIndicadores Telecomunicaçõespt_BR
dc.titleUso do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão de desempenho em empresas de telefonia celularpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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