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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52789
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Title: | A importância da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças com autismo |
Authors: | SILVA, Cristiano Ferreira da |
Keywords: | psicomotricidade; Desenvolvimento; Autismo |
Issue Date: | 25-Sep-2023 |
Citation: | SILVA, Cristiano Ferreira da. A importância da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças com autismo. 2023. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Bacharelado, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio neurobiológico caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e a psicomotricidade, envolve a relação entre o corpo e a mente, promovendo o desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional. O objetivo foi Analisar a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças com autismo. A metodologia foi realizada por meio de um estudo de revisão de literatura, a partir da busca, seleção e extração dos dados disponibilizados em artigos publicados nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) via Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e na PubMed. A análise dos artigos revela que a psicomotricidade desempenha um papel significativo no desenvolvimento das crianças com autismo. Ela contribui para a melhoria das habilidades motoras, a promoção da interação social, o desenvolvimento emocional e a autonomia. A abordagem psicomotora também demonstra ser uma ferramenta terapêutica eficaz, capaz de proporcionar melhorias na qualidade de vida e bem-estar das crianças com autismo. Diante dos resultados encontrados, é fundamental ressaltar a importância da psicomotricidade como uma ferramenta terapêutica e educacional para o desenvolvimento das crianças com autismo. A promoção de uma abordagem integrada, envolvendo profissionais de diversas áreas, a participação ativa dos pais e cuidadores, bem como a consideração de fatores contextuais, são aspectos essenciais para uma intervenção eficaz. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52789 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
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