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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorSILVA, Cristiano Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-10-10T14:51:57Z-
dc.date.available2023-10-10T14:51:57Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.date.submitted2023-10-10-
dc.identifier.citationSILVA, Cristiano Ferreira da. A importância da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças com autismo. 2023. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Bacharelado, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52789-
dc.description.abstractO transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio neurobiológico caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e a psicomotricidade, envolve a relação entre o corpo e a mente, promovendo o desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional. O objetivo foi Analisar a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças com autismo. A metodologia foi realizada por meio de um estudo de revisão de literatura, a partir da busca, seleção e extração dos dados disponibilizados em artigos publicados nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) via Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e na PubMed. A análise dos artigos revela que a psicomotricidade desempenha um papel significativo no desenvolvimento das crianças com autismo. Ela contribui para a melhoria das habilidades motoras, a promoção da interação social, o desenvolvimento emocional e a autonomia. A abordagem psicomotora também demonstra ser uma ferramenta terapêutica eficaz, capaz de proporcionar melhorias na qualidade de vida e bem-estar das crianças com autismo. Diante dos resultados encontrados, é fundamental ressaltar a importância da psicomotricidade como uma ferramenta terapêutica e educacional para o desenvolvimento das crianças com autismo. A promoção de uma abordagem integrada, envolvendo profissionais de diversas áreas, a participação ativa dos pais e cuidadores, bem como a consideração de fatores contextuais, são aspectos essenciais para uma intervenção eficaz.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectpsicomotricidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleA importância da psicomotricidade para o desenvolvimento das crianças com autismopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1370555928023240pt_BR
dc.description.abstractxAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurobiological disorder characterized by difficulties in social interaction, communication, and repetitive behaviors. Psychomotricity, on the other hand, involves the relationship between the body and the mind, promoting motor, cognitive, and socio-emotional development. The objective of this study was To analyze the importance of psychomotricity for the development of children with autism. The methodology of This work was a literature review study, conducted by searching, selecting, and extracting data from articles published in the following databases: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) via the Virtual Health Library (BVS) and the Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) and PubMed. The analysis of the articles reveals that psychomotricity plays a significant role in the development of children with autism. It contributes to improving motor skills, promoting social interaction, emotional development, and autonomy. The psychomotor approach also proves to be an effective therapeutic tool, capable of enhancing the quality of life and well-being of children with autism. Based on the findings, it is crucial to emphasize the importance of psychomotricity as a therapeutic and educational tool for the development of children with autism. The promotion of an integrated approach involving professionals from various fields, active participation of parents and caregivers, as well as considering contextual factors, are essential aspects for effective intervention.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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