Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52754
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MARQUES, Luciana Rosa | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Raimundo Nonato | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T12:47:56Z | - |
dc.date.available | 2023-10-10T12:47:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Raimundo Nonato. Qualidade educacional: aderências e resistências no programa de formação de gestores educacionais de Pernambuco (PROGEPE). 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52754 | - |
dc.description.abstract | O estado de Pernambuco, nos últimos anos, em relação ao contexto da reforma do Estado, por meio de alinhamento político-econômico-ideológico de governos estaduais, vem delineando suas políticas para educação com ferramentas da Nova Gestão Pública (NGP). Dentro do quadro de políticas alinhadas ao projeto governamental, a formação de agentes públicos tem sido constante, sendo o Programa de Formação de Gestores Educacionais de Pernambuco (PROGEPE), um ponto de intersecção entre as políticas com elementos da NGP e a qualidade educacional. Investigando o processo formativo de gestores escolares, esta pesquisa procurou identificar a concepção de qualidade educacional hegemônica, nos projetos em disputa na arena estadual, de onde temos o projeto de qualidade do campo social-democrático e o projeto majoritário neoliberal, com foco em estratégias gerencialistas que operam com ferramentas da NGP. Nestes termos, o objetivo central deste estudo consiste em apreender as diretrizes e as influências do PROGEPE, sob a percepção e a compreensão dos diretores de escolas estaduais, acerca da qualidade educacional, relacionando-a com as diretrizes da NGP. Para este fim, utilizamos a Análise Crítica do Discurso, de Norman Fairclough. Foram analisados três tipos de textos: os textos dos módulos de ensinos das três edições do PROGEPE, dos anos de 2012, 2017 e 2019; os textos dos professores conteudistas dos cadernos temáticos; e os textos das falas dos diretores escolares que passaram pelos cursos de formação continuada em gestão escolar do programa. Diante dos discursos analisados, percebeu-se mais aderências do que resistências ao projeto hegemônico gerencialista. A concepção de qualidade social da educação presente nos materiais didáticos do PROGEPE, não é a qualidade social defendida no campo democrático, sendo a qualidade social, referenciada pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, uma “adaptação” da qualidade total. Ao final da pesquisa, foi possível chegar à ideia de qualidade “customizada”, como a qualidade total incorporando de forma desvirtuada elementos da qualidade social. A qualidade educacional “customizada” sintetiza a Nova gestão Pública: com “novos métodos” de gestão, por meio de antigas práticas da administração clássica e por apropriação e ressignificação de pautas do campo dos que lutam por uma educação de qualidade social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Gestão pública | pt_BR |
dc.subject | Qualidade na educação | pt_BR |
dc.subject | PROGEPE | pt_BR |
dc.title | Qualidade educacional : aderências e resistências no programa de formação de gestores educacionais de Pernambuco (PROGEPE) | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0792280014300790 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4453790962418369 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the last few years, Pernambuco has been outlining its policies for education with the New Public Management (NGP) tools in regard to the context of the Sate reform, through political-economic-ideological alignment of states governments. Within the framework of policies aligned with the government project, the training of public agents has been constant, with the Training Program for Educational Managers of Pernambuco (PROGEPE), a point of intersection between policies with NGP elements and educational quality. Investigating the formative process of school managers, this research sought to identify the conception of hegemonic educational quality, in the projects in dispute in the state arena, from which there is the quality project of the social-democratic field and the neoliberal majority project, with a focus on managerial strategies that operate with NGP tools. In these terms, the central objective of this study is to apprehend the guidelines and influences of PROGEPE, under the perception and comprehension of state schools’ principals about educational quality, relating it to the guidelines of NGP. Accordingly, we have used Norman Fairclough's Critical Discourse Analysis. Three types of texts were analyzed: the texts of the teaching modules of the three editions of PROGEPE, from the years 2012, 2017 and 2019; the texts of the content teachers in the thematic notebooks; and the texts of the speeches of school directors who underwent the program's continuing training courses in school management. In view of the analyzed speeches, we noticed more adherence than resistance to the hegemonic managerialist project. The conception of social quality of education present in PROGEPE teaching materials is not the social quality defended in the democratic field, with social quality, referenced by the Department of Education and Sports of Pernambuco, being an “adaptation” of total quality. At the end of the research, it was possible to arrive at the idea of “customized” quality, as total quality incorporating elements of social quality in a distorted way. “Customized” educational quality synthesizes the New Public Management: with “new methods” of management, through old practices of classical administration and through the appropriation and reframing of guidelines from the field of those who fight for an education of social quality. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Raimundo Nonato Ferreira.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons