Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52739

Comparte esta pagina

Título : Como alunas percebem ações inclusivas e excludentes nas aulas de educação física? um estudo qualitativo
Autor : SANTOS, Jane Kelly Silva dos
Palabras clave : Inclusão e exclusão; Educação Física; Gênero
Fecha de publicación : 11-sep-2023
Citación : SANTOS, Jane Kelly Silva dos. Como alunas percebem ações inclusivas e excludentes nas aulas de educação física? um estudo qualitativo. 2023. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Resumen : Dentro da escola, é comum que os professores de Educação Física observem, em sua prática docente, a ocorrência sistemática de situações em que meninas não participam das aulas, por inúmeros motivos, e dentre eles pela exclusão experimentada. Nessa perspectiva, considerando a importância da participação de todos e, sobretudo, o direito do cidadão, estabelecemos enquanto objetivo para este trabalho verificar o entendimento e sentimento de meninas de escola pública em relação a episódios de inclusão e exclusão nas aulas de Educação Física escolar do Ensino Médio. Essa pesquisa trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada, que ocorreu em uma escola pública localizada na cidade de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. Como critério de inclusão para a pesquisa foram consideradas meninas com faixa etária de 14 a 18 anos, matriculadas na escola. As entrevistas foram gravadas e, posteriormente, analisadas. Os resultados revelam que a maioria das alunas possui uma participação variada nas aulas de Educação Física com diferentes níveis de motivação. A percepção de inclusão é geralmente positiva, mas situações de exclusão foram identificadas em relação à seleção de conteúdos e organização do trabalho do professor. Estratégias pedagógicas mais inclusivas são recomendadas para promover maior participação e engajamento das alunas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52739
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jane Kelly Silva dos Santos.pdf433,81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons