Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52739
Comparte esta pagina
Título : | Como alunas percebem ações inclusivas e excludentes nas aulas de educação física? um estudo qualitativo |
Autor : | SANTOS, Jane Kelly Silva dos |
Palabras clave : | Inclusão e exclusão; Educação Física; Gênero |
Fecha de publicación : | 11-sep-2023 |
Citación : | SANTOS, Jane Kelly Silva dos. Como alunas percebem ações inclusivas e excludentes nas aulas de educação física? um estudo qualitativo. 2023. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Resumen : | Dentro da escola, é comum que os professores de Educação Física observem, em sua prática docente, a ocorrência sistemática de situações em que meninas não participam das aulas, por inúmeros motivos, e dentre eles pela exclusão experimentada. Nessa perspectiva, considerando a importância da participação de todos e, sobretudo, o direito do cidadão, estabelecemos enquanto objetivo para este trabalho verificar o entendimento e sentimento de meninas de escola pública em relação a episódios de inclusão e exclusão nas aulas de Educação Física escolar do Ensino Médio. Essa pesquisa trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada, que ocorreu em uma escola pública localizada na cidade de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. Como critério de inclusão para a pesquisa foram consideradas meninas com faixa etária de 14 a 18 anos, matriculadas na escola. As entrevistas foram gravadas e, posteriormente, analisadas. Os resultados revelam que a maioria das alunas possui uma participação variada nas aulas de Educação Física com diferentes níveis de motivação. A percepção de inclusão é geralmente positiva, mas situações de exclusão foram identificadas em relação à seleção de conteúdos e organização do trabalho do professor. Estratégias pedagógicas mais inclusivas são recomendadas para promover maior participação e engajamento das alunas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52739 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jane Kelly Silva dos Santos.pdf | 433,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons